Em cartaz de 9 a 14 de agosto, no Teatro Cacilda Becker, no Rio, a quarta edição do festival Olonadé – A cena negra brasileira celebra os 70 anos de carreira da atriz Ruth de Souza. Com apresentações de teatro e dança, além de oficinas e mesas de debates, totalmente gratuitas, o festival é reeditado pela Cia dos Comuns – grupo teatral carioca que surgiu em 2001 com o propósito de criar e fomentar narrativas artísticas que tivessem o negro como protagonista e estimular a difusão e valorização da cultura afro. Este projeto foi contemplado pelo edital Mostra Funarte de Festivais – Circo, Dança e Teatro e integra a programação cultural durante as Olimpíadas Rio 2016.
Nesta nova edição, o público poderá conferir as seguintes atrações:
Signos – (Dança) – com a Cia Rubens Barbot – Teatro de Dança – RJ; Pele – (Dança) – com a Clanm – Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento – RJ; Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas – (Teatro) – com Lucélia Sérgio – Cia Os Crespos – SP; Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias – (Teatro- com Sidney Santiago – Cia Os Crespos – SP; Meia noite – (Dança) – com Orun Santana – PE, Vaga carne – (Teatro) – com Grace Passô – MG; Mercedes – (Teatro-Dança) com o Grupo Emú e Alquimia Cultural – RJ e A viagem dos Eborás – (Dança) – com o Grupo Makala Musica e Dança – RJ.
As oficinas, voltadas para pessoas com práticas artísticas no campo da arte negra, visam à formação de novos profissionais e buscam integrar a teoria à prática. Serão realizadas no Terreiro Contemporâneo, no Centro do Rio (Rua Carlos de Carvalho, 53, Cruz Vermelha), oficinas de Interpretação, com os diretores Ângelo Flávio, Grace Passô e Jessé Oliveira; Capoeira, com o ator e professor Duda Fonseca; Dança afro, com a atriz e bailarina Valéria Monã e Danças Populares, com a atriz e bailarina Gabriela Luiz.
Segundo Hilton Cobra, fundador e diretor da Cia dos Comuns, a quarta edição do Olonadé foi idealizada com objetivo de refletir sobre a performance e a estética negra no âmbito das artes cênicas. “Também pretendemos, com o Olonadé, intensificar o intercâmbio, contribuir para a formação profissional e de plateia e, sobretudo, divulgar e difundir a nossa produção cênica. Teremos uma programação diversificada, onde mostraremos ao público nacional e estrangeiro, durante a Olimpíada, o que há de mais rico nas artes cênicas negras brasileiras”, explica Cobra. “Homenagear Ruth de Souza é uma forma de agradecê-la pelo talento e vocação que demonstrou durante décadas na arte de representar. Cuido com muito carinho e zelo do privilégio de ser colega de dona Ruth nesse ofício que escolhi que é o de ser artista, conclui.
SERVIÇO
“IV Olonadé – A cena negra brasileira”: mostra artística de dança e teatro negros
Espetáculos de dança e teatro
9 a 14 de agosto (terça a sábado), sempre às 19h e 20h
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2265-9933
Entrada franca
09/08 (terça-feira) às 19h | Signos – Cia Rubens Barbot – Teatro de Dança – RJ
10/08 (quarta-feira) às 19H | Clanm – Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento – RJ
11/08 (quinta-feira) às 19H | Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias | Os Crespos – Sidney Santiago – SP
11/08 (quinta-feira) às 20h | Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas | Cia Os Crespos – Lucélia Sérgio – SP
12/08 (sexta-feira) às 19H | Meia noite | Orun Santana – PE
12/08 (sexta-feira) às 20H | Vaga carne | Grace Passô – MG
13/08 (sábado) às 19H | Mercedes | Grupo Emú e Alquimia Cultural – RJ
14/08 (domingo) às19H | A viagem dos Eborás | Grupo Makala Musica & Dança – RJ
Papo Estético (vagas limitadas)
10/08 das 9h às 12h – Papo Estético Teatro. Com Sidney Santiago, Grace Passô, Angelo Flávio, Lucélia Sérgio, Cristiane Sobral, Jesssé Oliveira e Gustavo Mello
11/08 das 9h às 12h – Papo Estético Dança. Com Rubens Barbot, Orun Santana, Agatha Oliveira, Fabio Batista, Betho Pacheco, Duda Fonseca, Gabriela Luiz, Valéria Monã
Local: Terreiro Contemporâneo – Rua Carlos de Carvalho, 53, Cruz Vermelha, Centro
Este projeto foi contemplado pelo edital Mostra Funarte de Festivais – Circo, Dança e Teatro – Olimpíadas 2016