No próximo domingo, dia 4 de setembro, das 16h30 às 18h30, o Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, recebe a Jornada Criativa Backstage to the Future – Diálogos de Artes Cênicas entre Brasil e Reino Unido. O evento gratuito vai contar com a presença de importantes profissionais da área, compartilhando experiências sobre os desafios da formação técnica no setor artístico e a integração da vivência dos países (Brasil e Reino Unido) no processo criativo. O programa teve o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, que cedeu o espaço do seu Centro Técnico de Artes Cênicas – CTAC para a execução de uma etapa do projeto. O seminário é um desdobramento desse programa. A série de encontros é aberta ao público e contará com tradução simultânea.
A programação será composta por três sessões, com convidados e mediadores debatendo sobre cada tema. A primeira sessão traz o estudo de caso Miann – Da criação ao processo técnico, do Scottish Dance Theatre. A diretora artística e coreógrafa Fleur Darkin; a chefe de produção e efeitos de iluminação Emma Jones, ambas de Miann; e a produtora Valeria Martins são as convidadas. A mediação será feita por Simon Dancey, diretor de Cultural Skills do British Council. A segunda sessão terá como tema The Garden – Acessibilidade em espetáculos artísticos, do Graeae Theatre Company, e tem como convidadas: Jenny Sealey, diretora artística do Graeae, e a produtora Paula Lopez. O mediador será Luiz Coradazzi, diretor de Artes do British Council Brasil. Para finalizar, será apresentada a mesa Visões artísticas e criativas do mundo técnico, com Liz Pugh, diretora artística do Walk the Plank; e Gringo Cardia, designer e diretor, do Spectaculu. Carla Camurati, diretora do Celebra, será a mediadora.
Sobre o programa Backstage to the Future
Backstage to the Future é um projeto de capacitação de jovens profissionais nos setores técnicos e de produção artística do British Council, que está sendo realizado no Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em parceria com o Programa de Cultura do Comitê Rio 2016, o Celebra, e é parte também do legado do Transform. A plataforma conecta profissionais do Brasil e do Reino Unido, combinando sessões teóricas e técnicas com o intercâmbio de melhores práticas, além de promover a oportunidade de aplicação dos conhecimentos junto a companhias britânicas em duas produções inéditas no Brasil: Miann, do Scottish Dance Theatre; e The Garden, do Graeae. O programa Transform atua nas seguintes áreas: artes visuais e museus; cinema; dança; economia criativa; literatura, música e teatro. Em cada uma delas foram promovidas conferências, residências artísticas, workshops, treinamentos e espetáculos em que brasileiros e britânicos trocaram experiências e criaram soluções colaborativas dentro de cada setor.
Leia aqui o Guia de Vocabulário Técnico das Artes Cênicas (português e inglês)
Serviço:
Jornada Criativa Backstage to the Future – Diálogos de Artes Cênicas entre Brasil e Reino Unido
Domingo, dia 4 de setembro, das 16h30 às 18h30
Entrada gratuita e tradução simultânea
Programação:
Sessão 1 – Scottish Dance Theatre
Estudo de caso: Miann – Da criação ao processo técnico
Participantes:
Fleur Darkin – diretora artística e coreógrafa de Miann
Emma Jones – chefe de produção e efeitos de iluminação de Miann
Valeria Martins – produtora
Mediação: Simon Dancey – diretor de Cultural Skills, do British Council
Sessão 2 – Graeae
Estudo de caso: The Garden – Acessibilidade em espetáculos artísticos
Participantes:
Jenny Sealey – diretora artística do Graeae
Paula Lopez – produtora
Mediação: Luiz Coradazzi – diretor de Artes do British Council Brasil
Sessão 3 – Visões artísticas e criativas do mundo técnico
Participantes:
Liz Pugh – diretora artística do Walk the Plank
Gringo Cardia – designer e diretor do Spectaculu
Mediação: Carla Camurati – diretora do Celebra
Local: Teatro Carlos Gomes
Praça Tiradentes, s/nº – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2215-0556 / (21) 2224-3602