‘Um Musical de Palhaças – Cada Um com seu Quadril’ estreia no Rio de Janeiro

O grupo As Marias da Graça estreia, no dia 10 de setembro, no Rio de Janeiro, o primeiro musical de sua carreira e sétima criação autoral: Um Musical de Palhaças – Cada Um com seu Quadril. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, o espetáculo é dirigido por Sueli Guerra e revela os bastidores de um teste para musical através da vivência de três palhaças. A montagem fica em cartaz até o dia 26 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro II, de sábado a segunda-feira, às 19h30.

Primeiro coletivo de mulheres palhaças do Brasil, o grupo completa 25 anos em 2016. Neste novo desafio, as palhaças Maffalda dos Reis (Geni Viegas),  Indiana da Silva (Karla Concá) e Iracema (Samantha Anciães) mostram, em uma encenação que mescla dança, canto e linguagem circense, as dores e as delícias de passar pela audição de um musical. A comicidade e a singeleza da palhaça, somadas à expressividade corporal dos números de dança, garantem um espetáculo dinâmico e engraçado ao evidenciar os desafios e as conquistas das artistas nesse dia de avaliação cênica. Esquecer o texto, entrar no palco na hora errada, frio na barriga, impaciência do auditor estão entre as diversas situações apresentadas pelo trio de atrizes.

O musical marca também a estreia de Sueli Gerra na palhaçaria. “O fato das Marias serem as Marias, as palhaças que são, o trabalho que têm, já muda tudo, tira tudo do lugar, de uma maneira refrescante e instigante, em um desafio de mesclar pela primeira vez na minha trajetória a linguagem do palhaço e da dança”, afirma a diretora com mais de 30 anos de carreira.

Na trilha sonora, dirigida por Marcelo Alonso Neves, não irão faltar referências aos musicais clássicos Cabaret, ChicagoO Pirata, A Noviça Rebelde, Roberto Carlos e Frère Jacques. “A gente sempre brincou nos camarins, durante nossas viagens, de cantar e simular um musical. Inicialmente, queríamos fazer um só com músicas do Roberto Carlos, depois, a ideia foi ganhando corpo e somamos outras referências de musicais que gostaríamos de ter feito em nossa carreira até que, finalmente, nasceu Um musical de palhaças”, conta Samantha Anciães.

Sinopse
Três palhaças em um dia de audição musical.  No teste, elas passam por inusitadas e engraçadas situações como esquecer o texto, entrar no palco na hora errada, frio na barriga, enfrentar a impaciência do auditor. A trilha sonora homenageia musicais clássicos como: Cabaret, ChicagoO Pirata, A Noviça Rebelde, Roberto Carlos e Frère Jacques.

As Marias da Graça
O grupo foi criado em 1991 a partir de uma oficina de clown. Inicialmente, eram sete palhaças. Da formação original ficaram Geni Viegas, Karla Concá e Vera Ribeiro. São mulheres que trabalham o riso e escolheram a arte da/o palhaça/o para expressar o cotidiano feminino. Interferem, assim, na visão tradicional deste universo artístico. Em 2003, Samantha Anciães integrou-se ao grupo e foi nesse ano que ele se institucionalizou e fundou As Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças que tem como missão valorizar a arte da mulher palhaça dentro da visão do feminino.

Saiba mais sobre o grupo

SERVIÇO:

Um Musical de Palhaças – Cada Um Com Seu Quadril
Temporada: 10 a 26/09, sábado a segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro II / CCBB
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 3808-2020

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada)

Funcionamento bilheteria: de 4ªf a 2ªf, das 9h às 21h

Duração: 70 minutos
Capacidade: 155 espectadores
Classificação: 14 anos

FICHA TÉCNICA
Direção: Sueli Guerra
Direção musical: Marcelo  Alonso Neves
Preparação vocal: Zé Rescala
Palhaças: Maffalda dos Reis (Geni Viegas),  Indiana da Silva (Karla Concá) e  Iracema ( Samantha Anciães)
Direção de Arte: Teca Fichinski
Iluminação: Paulo César Medeiros
Produção: Pagu Produções Culturais
Assessoria de imprensa: Aquela que Divulga\Lyvia Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *