Funarte apresenta a ópera ‘Medeia’

Doriana Mendes, soprano, intérprete de Medeia - Foto: Silvana Marques

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta no dia 15 de setembro, às 19h30 horas, a estreia mundial da versão contemporânea inédita de Medeia. A ópera brasileira, inspirada na tragédia grega de Eurípedes, terá mais duas apresentações, nos dias 16 e 17. O evento integra a programação cultural do Ministério da Cultura para o período das Paralimpíadas. As récitas serão realizadas na Escola de Música da UFRJ, no bairro da Lapa, centro do Rio de Janeiro (RJ), sempre às 19h30. A entrada é franca.

Com música e libreto de Mário Ferraro, a ópera contemporânea em um ato conta, no elenco, com Doriana Mendes (soprano), Lorena Espina (mezzo-soprano), Adalgisa Rosa (contralto), Gustavo Quaresma (tenor) e Lício Bruno (baixo-barítono).

A orquestra residente que acompanhará os solistas é a do ABSTRAI Ensemble, grupo carioca de música de câmara contemporânea, dirigido por Pedro Bittencourt. A direção artística é de Mario Ferraro e a direção musical do maestro Carlos Prazeres. A direção cênica cabe a Marcelo Gama, com cenário e figurinos de Ricardo Cosendey. A produção é da Artematriz Soluções Culturais.

Medeia
A versão brasileira inédita é inspirada na obra do poeta e dramaturgo grego Eurípedes que a escreveu no ano 431 a.C. A personagem mitológica Medeia é a mulher transgressora em relação aos valores femininos. Carregada de amor e ódio ao mesmo tempo, Medeia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega. É a esposa repudiada e a estrangeira perseguida que se rebela contra o mundo que a rodeia. Tomada de fúria terrível contra Jasão, o marido infiel que a abandona e se casa com Glauce, filha de Creonte, o rei de Corinto, Medeia mata os próprios filhos que teve com Jasão, além de sua nova esposa e de seu pai para vingar-se dele.

O Autor
Mario Ferraro
fez doutorado em Londres, onde foram estreadas várias de suas obras, inclusive duas óperas de câmara. Recebeu o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri.

O Regente/Diretor musical
Carlos Prazeres
é um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração. Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), atua seguidamente como regente convidado da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) no Rio de Janeiro, onde foi assistente de Isaac Karabtchevsky, de 2005 a 2012. Já dividiu o palco com nomes como Nelson Freire, Hélène Grimaud, Gil Shaham, Maxim Vengerov, Ramón Vargas, Illya Kaller, Valentina Lisitsa, Antonio Meneses, Arnaldo Cohen, entre outros artistas consagrados. Tem dirigido importantes conjuntos sinfônicos no Brasil e no exterior, como a Orchestre National des Pays de la Loire, na França, Sinfônica Siciliana, Orquestra da Arena de Verona, na Itália, Filarmônica de Buenos Aires, na Argentina e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Ficha Técnica:
Diretor Artístico: Mario Ferraro
Maestro/Diretor Musical: Carlos Prazeres
Diretor de Cena: Marcelo Cardoso Gama
Cenógrafo e Figurinista: Ricardo Cosendey
Coreógrafo e Assistente de direção: Rubem Gabira
Designer de Luz: Luiza Ventura

Orquestra Residente: ABTRAI Ensemble: Pedro Bittencourt (saxofones), Andrea Ernest (flautas), Batista Jr. (clarinetes), Daniel Serale (percussão), Katia Balloussier (piano), Mariana Sales (violino), Marcus Ribeiro (violoncelo), Larissa Coutrim (contrabaixo)
Músicos convidados: João Areias (trombone) e Nailson Simões (trompete)

Coordenação Geral: ARTEMATRIZ: Giane Martins e Éser Menezes

Realização: Centro da Música da Funarte CEMUS)

Medeia
Ópera Contemporânea

Dias 15, 16 e 17 de setembro
Quinta, sexta e sábado, às 19h30

Local: Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 600 lugares

* Entrada franca.

Ficha técnica: Medeia

Música e Libreto: Mario Ferraro
(Franca, SP)

Elenco:
Medeia
I (soprano) – cenas 1, 5 e 7 – Doriana Mendes

II (mezzo-soprano) – cenas 2 e 4 – Lorena Espina

III (contralto) – cenas 3 e 6 – Adalgisa Rosa

I, II e III, em conjunto – Epílogo

Jasão (tenor) – Gustavo Quaresma

Egeu (baixo-barítono) – Lício Bruno

Coro das mulheres de Corinto – duas das solistas, em revezamento com a intérprete de Medeia – cenas 1 a 7

Instrumentação:
1. Flauta (dobrando Flautim e Flauta em Sol), 2. Saxofone Tenor (dobrando Sax Alto e Sax Barítono), 3. Trompete, 4. Trombone Tenor (dobrando Trombone Baixo), 5. Percussão, 6. Piano, 7. Violoncelo, 8. Contrabaixo.

Duração: 100 minutos

Licio Bruno, baixo-barítono, ínterprete de Egeu, na ópera "Medeia"

Gustavo Quaresma, tenor, intérprete de Jasão, na ópera "Medeia"
Gustavo Quaresma, tenor, intérprete de Jasão, na ópera "Medeia"
Mario Ferraro, libretista de "Medeia"

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