Em 2008, a Funarte lançou o Programa de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica em Artes com o objetivo de fomentar, em âmbito nacional, a reflexão com ênfase nas manifestações artísticas contemporâneas, criando condições materiais para que profissionais desenvolvessem e produzissem estudos qualificados que ampliassem a compreensão e o debate no campo das Artes.
Foram concedidas bolsas para projetos nas seguintes categorias:
– Produção Crítica em Artes Visuais;
– Produção Crítica em Dança;
– Produção Crítica em Música;
– Produção Crítica em Teatro;
– Produção Crítica sobre conteúdos artísticos em mídias digitais/internet e;
– Produção Crítica sobre as interfaces dos conteúdos artísticos e culturas populares.
Esta última categoria foi assim definida, de acordo com o item 2.1.5 do Edital: “reflexão crítica sobre atividades ou processos, artistas, grupos ou instituições, nos diversos segmentos que compõem as manifestações artísticas contemporâneas, onde possam ser identificados e reconhecidos diálogos e referências concretas com expressões, artistas ou processos históricos da chamada cultura popular”.
Em 2009, a Bolsa ficou novamente a cargo do Centro de Programas Integrados (CEPIN), não mais vinculado ao Programa.
O estímulo à reflexão sobre cultura popular é bem-vindo, uma vez que o conceito é utilizado muitas vezes sem maiores preocupações semânticas e metodológicas.
Para ler o relatório estatístico da Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as interfaces dos conteúdos artísticos e culturas populares, clique aqui.
Maiores informações: marcelogruman@funarte.gov.br e andrebezerra@funarte.gov.br