‘Baixada em Cena’ no Teatro Glauce Rocha

"Naquele Instante" - Crédito Addara Macedo

A Mostra Baixada em Cena chega ao Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro (RJ), em novembro, trazendo a produção teatral de algumas companhias da Baixada Fluminense. Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Japeri, Itaguaí, Mesquita, Duque de Caxias e Queimados são alguns dos municípios que estarão representados com apresentações de peças de teatro para adultos e crianças. A programação, de 2 a 13 de novembro inclui também dois debates, leitura dramatizada e uma oficina.

O espetáculo Falar da Baixada, da Cia. Atores da Fábrica, de Nova Iguaçu abre a mostra no dia 2 de novembro, quarta-feira, às 19h, fazendo um recorte histórico para contar sobre o processo de desenvolvimento da região.

No dia 3, quinta, o infantil Alice no país das maravilhas apresenta uma versão divertida do clássico de Lewis Carrol. E à noite, para o público adulto, Joio retrata o drama de uma jovem que tem a vida transformada pela dependência química de sua mãe.

No dia 4, sexta, Ainda Aqui narra a história de uma família que tem um filho desaparecido político, torturado e morto.

Nos dias 5 e 6, sábado e domingo, o espetáculo Naquele Instante viaja nas lembranças de infância e adolescência de cada um, sendo apresentado para um público reduzido: apenas 50 pessoas.

Dia 9, quarta, tem história de conquista e paixão em Torturas de um coração; e ainda a leitura dramatizada de Borra, texto livremente inspirado na obra do dramaturgo Plínio Marcos, abordando as relações conflituosas de oito personagens que têm seus destinos cruzados dentro de uma cela.

No dia 10, quinta, o infantil A Festa no Céu utiliza linguagem de contação de histórias e teatro de máscaras para reviver os contos populares. À noite, a Mostra abre espaço para a cultura popular com A farsa do amor acabado. Na peça, sete atores de uma companhia mambembe interpretam, tocam, cantam e contam a história da chegada de Tonho e Aderaldo à cidade natal.

Dia 11, sexta, tem o debate “O Teatro de Grupo em Rede no cenário estadual”, e o espetáculo Perdoa-me por amar, experiência em que atriz Vânia Santos modula a composição de diversas personagens femininas no mesmo tempo/espaço teatral.

No dia 12, sábado, Sapato Apertado, livre adaptação de “Os Palhaços” de Frederico Fellini, fala do diálogo travado nos bastidores de um velho circo entre um palhaço e um espectador, estreitando os limites que separam a representação e a realidade.

E no último dia da Mostra, 13, domingo, Muralhas de Corinto aborda a posição da mulher na sociedade com uma adaptação contemporânea da tragédia grega Medeia, de Eurípedes. Personagem carregada de ódio e vingança, a protagonista se revolta contra todos ao seu redor, prometendo vingança, depois que descobre a traição do próprio marido, Jasão.

A Mostra Baixada em Cena tem preços populares:R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia).

Confira a programação completa:

MOSTRA BAIXADA EM CENA

2/11 (Quarta), 19h
Espetáculo: Falar da Baixada
Companhia: Cia. Atores da Fábrica – Nova Iguaçu

Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos
Sinopse: Da exportação de matéria-prima à construção de importantes rodovias, o espetáculo faz um recorte histórico e traz à tona diversos motivos pelos quais deva-se enxergar a Baixada Fluminense com olhar mais holístico. Os atores se revezam em várias personagens/narradoras que contam de forma lúdica, fatos históricos que marcaram o processo de desenvolvimento desta região. O espetáculo foi criado a partir da frase que dá título as crônicas de Gênesis Torres: “Por que falar da Baixada Fluminense?”

3/11 (Quinta), 16h
Espetáculo infantil: Alice no país das maravilhas
Companhia: Fanfarras Produções Artísticas – Nilópolis

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Sinopse: O espetáculo é uma versão muito divertida da clássica obra de Lewis Carrol. Alice vai atrás de um coelho falante e cai em buraco. Isso a faz parar em um mundo bem diferente do seu. Nesse mundo maravilhoso, ela percorre vários lugares conhecendo personagens exóticos.

3/11 (Quinta), 19h
Espetáculo adulto: Joio
Companhia: Cia. Cerne – São João de Meriti

Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 55 minutos
Sinopse: Nascido de um estudo sobre a traição, Joio conta a história de Jéssica, adolescente que tem a trajetória de sua vida alterada a partir do agravamento da dependência química de sua mãe. Jéssica divide-se entre proteger suas irmãs ou proteger a si mesma. Joio fala sobre tragédias urbanas contemporâneas que raramente se tornam conhecidas. O espetáculo dá nome a estes personagens anônimos, que vivem em um grave e constante universo de violações, ‘sujando-se’ de afeto e rancor, vacilando entre a esperança e o trauma, em um espaço onde o medo e a incoerência de ser humano conduzem cada ação.

4/11 (Sexta), 15h
Debate: O Teatro da Baixada Fluminense
Convidados: Abílio Ramos, Ediélio Mendonça, Luís Washington e Mariah da Penha.
Mediador: Jorge Braga Jr. – Cia. Código de Artes Cênicas (Japeri)

4/11 (Sexta), 19h
Espetáculo adulto: Ainda Aqui
Companhia: Cia. Cerne – São João de Meriti

Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 55 min
Sinopse: O texto, escrito e dirigido por Vinicius Baião, narra a história de uma família obrigada a conviver com dores e sacrifícios. A trama se desenvolve a partir do desaparecimento do filho, Maurício, torturado e morto político; e do desenvolvimento do mal de Alzheimer da mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e ao marido num eterno retorno à dor da perda. Ainda que tenha como pano de fundo um contexto político, o espetáculo se passa no ambiente familiar e constrói, aos poucos, uma grande história de amor e afeto.

5/11 (Sábado), 14h às 18h
Oficina sobre o processo de Naquele Instante
Com a Cia. Código de Artes Cênicas
Serão oferecidas gratuitamente vagas para 15 atores e estudantes de teatro. Mostra sobre o processo de criação do espetáculo “Naquele Instante”, criado com base no biodrama e no teatro documentário.

5/11(Sábado), 19h
06/11(Domingo), 18h

Espetáculo adulto: Naquele Instante
Companhia: Cia. Código de Artes Cênicas – Japeri

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Viajando nas lembranças de infância e passando pela adolescência de cada um, o espetáculo, criado a partir das memórias trazidas pelos atores que integram o elenco, apresenta um mergulho nas profundezas da nostalgia. É fruto de pesquisa da Cia. Código de Artes Cênicas a respeito do teatro documentário e do biodrama.
Obs: O espetáculo é apresentado para apenas 50 pessoas.

2ª SEMANA
9/11 (Quarta), 16h

Leitura Dramatizada: Borra
Companhia: Trupe Investigativa Arroto Cênico – Nova Iguaçu

Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: O espetáculo “Borra” é livremente baseado no universo realista do dramaturgo paulista Plínio Marcos. O texto trata as relações conflituosas de oito personagens que têm seus destinos cruzados dentro de uma cela, e que estão o tempo todo buscando maneiras de se assegurar perante os outros, por brigas, olhares, imposições e até mesmo pela demência.

9/11 (Quarta), 19h
Espetáculo: Torturas de um coração
Companhia: Cia. Casa Verde – Itaguaí

Classificação indicativa: Livre
Duração: 55 minutos
Sinopse: Conta a história de Benedito, um negro pobre e sem títulos. Apaixonado por Marieta, ele descobre que para conquistá-la precisa provar que é mais valente que o Cabo Setenta e Vicentão, os mais valentes da cidade de Taperoá.

10/11 (Quinta), 16h
Espetáculo Infantil: A Festa no Céu
Companhia: Cochicho na Coxia – Mesquita

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A notícia que teria uma festa no céu corre toda a Floresta e deixa os bichos animados com a ideia. Mas, somente os animais que voam receberam o convite. O Sapo Cururu, muito malandro, não se conforma e realiza várias tentativas de chegar ao céu. Com muita música e resgatando as cantigas de roda, a “A Festa no Céu” traz uma linguagem de contação de histórias e teatro de máscaras, baseada nos contos populares.

10/11 (Quinta), 19h
Espetáculo: A farsa do amor acabado
Companhia: Cia. de Arte Popular – Duque de Caxias

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A peça vasculha e coloca no palco os sentimentos e comportamentos humanos, num misto de realidade fictícia ou ficção realista, com os elementos da cultura popular. Sete atores de uma companhia mambembe, numa pracinha qualquer, de uma cidade qualquer, interpretam, tocam, cantam e contam a história da chegada de Tonho e Aderaldo, que retornam à cidade natal por motivos distintos. Vão pagar mil promessas, vão vencer provações, mal do amor acabado, vão tirar dos corações.

11/11 (Sexta), 15h
Debate: O Teatro de Grupo em Rede no cenário estadual
Convidados: Filipe Peçanha, Marcus Galiña, Pablo Rodrigues e Reinaldo Santanna
Mediador: Lino Rocca – CETA (Nova Iguaçu)

11/11 (Sexta), 19h
Espetáculo adulto: Perdoa-me por amar
Companhia: CETA – Nova Iguaçu

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Espetáculo solo – laboratório em que a atriz Vânia Santos modula a composição de diversas personagens femininas no mesmo tempo/espaço teatral, propondo uma dinâmica experiência de interpretação e composição cênica. Assim, quando se inicia a cena, o mundo dessas personagens se abre revelando verdades, sonhos, desilusões e a fragilidade de nossa existência. Eros e Tanatos, Instinto e Razão, Liberdade e Escravidão Voluntária são as categorias de pensamentos que norteiam a composição, para nós, destas personagens.

12/11 (Sábado), 19h
Espetáculo adulto: Sapato Apertado
Companhia: Cia. Queimados Encena – Queimados

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 55 minutos
Sinopse: Drama, livre adaptação de “Os Palhaços” de Frederico Fellini, onde um diálogo travado nos bastidores de um velho circo entre um palhaço e um espectador estreita os limites que separam a representação e a realidade. O ofício do artista tem seu valor e importância questionados num jogo tragicômico e surpreendente, que junta pela primeira vez em cena duas companhias teatrais da Baixada Fluminense: Cia Código de Artes Cênicas e Queimados Encena, ambas sob a direção de Xando Graça.

13/11 (Domingo), 18h
Muralhas de Corinto
Companhia: Coletivo Obcena – Nilópolis

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Adaptação contemporânea da tragédia grega Medeia, de Eurípedes. Medeia é uma mulher carregada de ódio e vingança que ao descobrir o ultraje feito pelo seu próprio marido, Jasão, se revolta contra todos ao seu redor, prometendo vingança. Desnorteada com as injustiças, ela premedita um crime que mudará a vida de todos de Corinto. A peça aborda questionamentos acerca do posicionamento da mulher na sociedade.

Ingressos: R$ 10 (inteira); R$ 5 (meia)

Local:
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Saiba mais
www.facebook.com/redebaixadaemcena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *