“Vamos Ca-curiá Brasil” circula pelo Nordeste

O projeto Vamos Ca-curiá Brasil – 30 anos! começa nesta quinta, 24 de novembro a circular pelo Nordeste. Itapipoca, no Ceará, é a primeira cidade da região a receber o espetáculo de dança Cacuriá de Dona Teté, que busca promover o intercâmbio e a divulgação da arte popular do Maranhão. Fortaleza e Aquiraz serão as próximas cidades cearenses a receberem as apresentações do projeto, que ainda irá realizar uma oficina, no dia 29 de novembro, na capital do Ceará.

De 1° a 6 de dezembro, o Vamos Ca-curiá Brasil – 30 anos, que foi contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015, irá percorrer os municípios de Recife, Olinda e Jabotão, em Pernambuco.

O Cacuriá é uma dança tipicamente maranhense com influências da festa do Divino Espírito Santo. Em 1986, o grupo Laborarte convidou a caixeira e rezadeira popular Almerice da Silva Santos, conhecida como Dona Teté, para desenvolverem, juntos, uma pesquisa que culminaria na criação do espetáculo Cacuriá de Dona Teté.

Durante o processo de criação do espetáculo, o grupo Laborarte pesquisou elementos característicos que deram origem à dança, buscando identificar e expressar a teatralidade, a sensualidade latente da brincadeira, explorando o ritmo, o movimento dos quadris e a letra das canções, criando então uma identidade única que conquistou o público maranhense e de outras regiões.

O espetáculo Cacuriá de Dona Teté é hoje considerado a maior expressão desse tipo de manifestação folclórica e, em 2016 completa 30 anos.

Dona Teté, grande dama da cultura popular maranhense, foi responsável por tornar o cacuriá um dos símbolos de identidade cultural do Maranhão. Ela foi caixeira do Divino Espírito Santo, rezadeira de ladainhas e também coreira de Tambor de Crioula. Artista reconhecida e respeitada nacionalmente, que em 2006 recebeu por seus feitos na cultura popular a premiação da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, a maior honraria no setor da cultura, Dona Teté faleceu em 2011, aos 87 anos, deixando um vazio para a cultura do Maranhão.

O Laborarte é um grupo artístico independente, com 44 anos de existência, que busca, através da produção artística, contribuir com o processo de transformação social brasileira, desenvolvendo sua ação basicamente no Maranhão. O seu produto artístico, desde a pesquisa e elaboração, está integralmente voltado para a realidade cultural do povo.

O grupo está sediado num casarão colonial no centro de São Luís, capital do Maranhão, e tem um calendário de ações culturais permanentes, como a realização de oficinas, produção de eventos e espetáculos próprios, organização de festas culturais, além de manter uma escola de capoeira Angola.

Projeto Vamos Ca-curiá Brasil – Cacuriá de Dona Teté
Espetáculo de dança típica do Maranhão

CEARÁ
Itapipoca
24/11, às 20h – Praça do Cruzeiro
25/11, às 19h – Lona da Maria

Fortaleza
26/11, às 20h – Mercado dos Pinhões
27/11, às 17h30

Aquiraz
29/11, às 17h –Tapera das Artes

Oficina – Fortaleza
28 e 29/11 – Vila das Artes

PERNAMBUCO
Recife
1º/12, às 18h30 – Museu Estadual do Pernambuco – MEPE
4/12, às 16h – Paço do Frevo

Olinda
2/12, às 20h – Praça Laura Nigro
6/12, às 20h30 – Largo de Guadalupe

Jabotão
3/12, às 14h – Sesc Piedade

Produção: Grupo Laborarte

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *