No dia 10 de março estreia, na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP, o espetáculo Artaud, le Mômo, com direção e performance de Maura Baiocchi. A temporada vai até o dia 2 de abril, com apresentações às sextas e aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h. Os ingressos são vendidos a preços populares.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o escritor francês Antonin Artaud (1896-1948), criador do Teatro da Crueldade, passou nove anos internado em um hospital psiquiátrico. Grande parte de sua obra tem relação com a loucura. O espetáculo teatrocoreográfico mistura dança, voz, música e videoarte no intuito de mostrar a luta do poeta surrealista contra o aprisionamento da vida por instituições, como as de saúde, por exemplo.
Na mitologia grega, Momo é uma divindade nascida de Nix, a noite, e expulsa do Olimpo por criticar os outros deuses. O personagem remete ao sarcasmo, às burlas, zombarias e ironias. Sua função é comparável à do palhaço ou do bufão. Artaud, le Mômo demonstra a atualidade da poética artaudiana diante dos conflitos sócio-políticos, econômicos e culturais. As formas de escravidão contemporânea, como a guerra e a busca incessante pelo lucro comercial, são combatidas em favor da “liberdade autêntica” e do ser humano criativo.
O espetáculo estreou em 2016, em comemoração ao 120º aniversário de Artaud, e apresenta elementos de cARTAUDgrafia, uma trilogia dirigida anteriormente por Wolfgang Pannek, que traduz dimensões específicas da produção artaudiana: as crises do espírito, da cultura e da linguagem. A obra é inspirada nos textos As novas revelações do ser; Verdadeira história de Artaud, o Momo; Supostos e Supliciações; A face humana; O homem árvore, entre outros.
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)
Espetáculo: Artaud, le Mômo
De 10 de março a 2 de abril
Sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h.
Ingressos: R$20 (meia-entrada: R$10)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 90 min. Classificação etária: 12 anos.
Ficha Técnica
Direção, teatrocoreografia, performance e figurino: Maura Baiocchi | Dramaturgia e cenário: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi | Trilha sonora: Gustavo Lemos | Desenho de luz: Eduardo Alves | Videos: Onofre Roque Fraticelli, Candelária Silvestro, Paula Alves, Bruna de Araujo | Produção: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes
Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com