Espetáculo ‘O Crivo’ chega a Tocantins em agosto

Foto: E-flyer

Nos dias 11 e 12 de agosto, sexta e sábado, às 20h, o município de Palmas, em Tocantins, recebe o espetáculo de dança O Crivo. A montagem integra um projeto de circulação, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. O programa reúne apresentação e oficina sobre o processo criativo do trabalho.

Inspirado no Universo de Guimarães Rosa, O Crivo é uma criação do bailarino e coreógrafo João Paulo Gross, com Daniel Calvet e João Paulo Gross no elenco. No dia 12 , o projeto O Crivo Circulação também realiza a aula Gesto: palavra do corpo. Todas as ações são gratuitas. A peça é inspirada na obra Primeiras estórias, do escritor João Guimarães Rosa – considerado um dos mais revolucionários e elaborados autores da literatura brasileira do século XX.

O espectador vê dois homens no palco. Os personagens criam relações que somente se revelam à medida que atravessam suas histórias. Elas mostram o sertão e os sons da fazenda, como o galo cantando e o vento batendo em meio a folhas de árvores. Mas o sertão é outro! Não está em Minas Gerais, na Bahia ou em Goiás. O sertão, aqui, é o vazio em meio ao resquícios de notas musicais pesadas e sutis, dos pianos de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima. É a solidão que todos temos, o mundo de cada um.

O Crivo também circula o Brasil  com o prêmio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. O projeto já passou por Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Natal (RN), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e interior de Goiás, além de viajar para a República Tcheca.

Apesar de não haver cobrança de ingresso, o público é incentivado a participar da campanha Assista O Crivo e doe um livro, em que o público é convidado a levar um livro para doar (novo ou usado). A doação não é obrigatória. Toda essa arrecadação é destinada a acervos locais. O que for doado em Palmas será destinada a Biblioteca do Sesc da cidade. “A ação tem como objetivo incentivar a cultura”, dizem os realizadores.

Sobre o criador
João Paulo Gross é coreógrafo, bailarino, professor de movimento e membro do Conselho Internacional de Dança (CID). Em sua busca de novas percepções e diálogos com outros artistas, estabelece parcerias de pesquisa sobre a dança e diálogos com outras linguagens da produção artística contemporânea. Assim, seu trabalho aborda questões relativas à dança e ao teatro, tendo como ponto de partida o movimento do corpo e sua construção dramatúrgica na cena.

Oficina
Além das apresentações do espetáculo, João Paulo Gross vai ministrar a aula Gesto: palavra do corpo, no dia 12 de agosto, das 10h às 12h no Injoy Stúdio de Dança. A aula tem como objetivo “descobrir e materializar imagens corporais a partir da literatura”, tendo como referência e caminho metodológico o universo literário do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa. Na oficina, será trabalhada a questão da origem do movimento, de onde e como nasce o movimento. As inscrições são gratuitas e o interessado deve enviar um breve currículo para o e-mail: ocrivocirculacao@gmail.com.

O Crivo

Projeto – Espetáculo de dança e oficina

Circulação

Projeto contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015
11 e 12 de agosto | 20h

Local: Teatro Sesc Palmas
Quadra 502 Norte Avenida Ló 16 – Plano Diretor Norte, Palmas (TO)
Tel.: (63) 3212 9901

Ingressos: gratuitos – Distribuição uma hora antes do espetáculo

Participe da campanha Assista O Crivo e doe um livro
A entrada para o espetáculo é franca. Mas a produção pede que se leve um livro, usado ou não, para o teatro. Os livros arrecadados serão doados para a Biblioteca do Sesc Palmas.

Oficina Gesto: palavra do corpo
12 de agosto | 10h às 12h
Local: InjoyStúdio de Dança
Inscrições: enviar breve currículo para o e-mail ocrivocirculacao@gmail.com

Ficha técnica
Direção Geral e coreografia – João Paulo Gross
Interpretação e Colaboração – Daniel Calvet e João Paulo Gross
Figurino – Flora Maria e Anunciação
Iluminação – Henrique Rodovalho
Pesquisa Musical – João Paulo Gross
Produção Geral – Giselle Carvalho
Artista Gráfico – Livia C.
Operador de Luz – Sérgio Galvão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *