Inicialmente escura, a cena fica iluminada pelas figuras dos bailarinos e por bonecos animados. Espetáculo vem mostrar a crianças de todas as idades, de forma simples e divertida, que a ciência está em tudo
A curiosidade das crianças tem um encontro marcado com a dança e com a ciência, no Teatro Cacilda Becker, da Funarte – Zona Sul do Rio de Janeiro –, a partir do dia 11 de março, sábado: o espetáculo As Aventuras de Nina e Atomito, da Lúmini Companhia de Dança. A montagem utiliza efeitos especiais de luz e substâncias químicas. Os ingressos têm preços populares. As sessões são de quinta a domingo, às 17h.
Na escuridão total, peixes fluorescentes nadam no fundo do mar e dão as boas vindas à imaginação de Nina, uma menina espevitada e curiosa, que precisa desvendar os mistérios da natureza para preparar um trabalho da escola. As aventuras são muitas, mas Nina não está só. Para ajudá-la nesse percurso de experimentações e descobertas, a garotinha conta com a ajuda de um sábio vizinho, o professor de química Hilário, e de Atomito, seu amigo fictício.
Pela primeira vez no RJ, As Aventuras de Nina e Atomito tem como proposta demonstrar a crianças de todas as idades que a química e a física estão em toda parte; e que a ciência pode, sim, ser muito divertida. O espetáculo combina dança a teatro de marionetes e utiliza efeitos especiais para dar vida a personagens luminosos que abordam a magia da química de forma simples, mas surpreendente.
“Queremos mostrar para as crianças que a química faz parte da vida de todo mundo. Ela está no jardim da casa da Nina, no fundo do mar, nos vaga-lumes, nas abelhas, na gripe, no envelhecimento, no meio ambiente”, afirma o bailarino e físico Sérgio Machado, que dirige o espetáculo. A questão ambiental, aliás, é outro ponto forte do enredo: “Explicamos que a degradação do ambiente é o uso ruim da química e que é preciso cuidar do meio ambiente para cuidar da vida”, completa ele.
Machado conta que o texto e os efeitos especiais de Nina foram concebidos em 2011, para o Ano Internacional da Química. A intenção do cientista-artista e de seu grupo era trazer a química para o eixo central da peça. Para isso, usou fluorescências e outros materiais químicos e laser, para criar os efeitos que acompanham a história.
Desde a primeira versão até agora, o roteiro foi sendo aperfeiçoado para se tornar acessível a pessoas de todas as idades. “As crianças amam, mas os pais gostam ainda mais”, diverte-se Machado. Por via das dúvidas, para diminuir alguma tensão que o ambiente totalmente escuro possa causar em algumas crianças, são distribuídos brindes luminosos antes de começar a apresentação e o público já começa a interagir com a ideia antes mesmo de os artistas subirem ao palco.
Depois de espetáculo o próprio diretor sobe ao palco e relembra seus tempos de professor de física, para explicar às crianças e seus pais cada um dos processos usados na cenografia. “A ideia é aguçar a curiosidade das crianças para esse universo. Os pais e professores que assistirem podem usar aspectos abordados em Nina para falar de matemática, ciência… É uma infinidade de possibilidades”, finaliza Machado.
Sobre a Lúmini Cia. de Dança
Sérgio Machado deu início à Companhia quando trabalhava no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Motivada pelos resultados de estudos realizados lá e aproveitando a formação científica de seu fundador, a Lúmini desenvolve uma linha de trabalho direcionada para a integração da dança, a ciência e a tecnologia. Desde sua criação, o coletivo de mais de 30 bailarinos, atores e músicos inova na maneira de apresentar a dança contemporânea, enquanto propõe reflexões sobre o homem, enquanto indivíduo e como ser social. “A Lúmini Cia. de Dança teve sucesso de público em vários espetáculos, incluindo Matéria (1994), Dança dos signos (2006), O Caminho de luz (2011) e As Aventuras de Nina e Atomito (2011)”, lembra o fundador. A companhia também cria apresentações customizadas para empresas e para eventos particulares.
As Aventuras de Nina e Atomito
Espetáculo infantil de dança
De 10 de março a 9 de abril, de quinta-feira a domingo, às 17h
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ)
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ingressos: R$30. Meia-entrada: R$15
Venda antecipada na sede da Lúmini, à rua Almirante Ary Rangel, 521, Recreio dos Bandeirantes, ou na bilheteria do teatroDuração: 50 minutos
Fotos: Luiz Luz
Mais informações
Lúmini Cia. de Dança
http://www.lumini.art.br
sergiolumini@hotmail.com
Tel. (21) 2437-7789