A capital mineira recebe, nos dias 10 e 11 de março, o espetáculo de dança O Crivo. Contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o projeto de circulação reúne apresentação e bate-papo sobre o processo de criação. Inspirada no Universo de Guimarães Rosa, a montagem é uma criação do bailarino e coreógrafo João Paulo Gross, com interpretação de Daniel Calvet e João Paulo Gross. No dia 11 (sábado), o projeto O Crivo Circulação realiza a aula “Gesto: palavra do corpo”, das 10h às 12h, no Primeiro Ato Centro de Dança.
O Crivo é um espetáculo de dança inspirado na obra “Primeiras Estórias”, do escritor João Guimarães Rosa, um dos mais revolucionários e complexos da literatura brasileira do século XX. Dois homens criam relações que só se revelam à medida que atravessam suas estórias, o sertão, ao som fazendeiro, de galo cantando, vento batendo em meio a folhas das árvores. Mas o sertão é outro! Não está em Minas, na Bahia ou em Goiás. O sertão, aqui, é o vazio em meio aos resquícios das notas pesadas e sutis dos pianos de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima. É o sozinho que todos temos, o mundo de cada um.
A entrada para o espetáculo é gratuita, mas quem tiver um livro em casa (usado ou não), pode levá-lo para doação. Inscrições para a aula podem ser feitas pelo endereço eletrônico crivocirculacacao@gmail.com.
João Paulo Gross é coreógrafo, bailarino, professor de movimento e membro do Conselho Internacional de Dança (CID). Buscando novas percepções e diálogos com outros artistas, estabelece parcerias que pesquisam a dança em diálogo com outras linguagens artísticas na cena contemporânea. Assim tencionam questões relativas à dança e ao teatro, tendo como ponto de partida o movimento do corpo e sua construção dramatúrgica na cena.
Sobre a temporada
A temporada em BH tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e realização da Funarte/Ministério da Cultura – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. A aula gratuita sobre o processo de criação do espetáculo será realizada no Primeiro Ato Centro de Dança, lugar com o qual Gross tem um carinho especial e a que ele chama de “encontro de afetos”. Recentemente Gross coreografou o espetáculo Terreiro/2016, para a companhia, sobre a direção geral e artística de Suely Machado. Além da capital mineira, O Crivo também será apresentado em Manaus (AM), Natal (RN), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e nas cidades goianas Anápolis, Piracanjuba e Mineiros.
Serviço
O Crivo Circulação
Projeto foi contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015
Espetáculo de dança O Crivo
Dias 10 e 11 de março (sexta e sábado), às 20h
Local: Onde: Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613, Concórdia – Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita – Quem tiver um livro em casa (usado ou não), pode levá-lo para doação
Classificação indicativa: Livre
Duração do espetáculo: 45 minutos
Aula “Gesto: palavra do corpo”
Tem como objetivo descobrir e materializar imagens corporais a partir da literatura, tendo como referência e caminho metodológico o universo literário do livro “Primeiras Estórias” de Guimarães Rosa. Vai trabalhar a questão da origem, de onde e como nasce o movimento.
Dia 11 de março (sexta e sábado), das 10h às 12h
Local: Primeiro Ato Centro de Dança
Rua Bernando Mascarenhas, 305, Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG
Público-alvo: bailarinos com nível intermediário em dança
Inscrições gratuitas: enviar carta de intenção ou currículo para o e-mail: ocrivocirculacao@gmail.com
Ficha Técnica
Direção Geral, Coreografia | João Paulo Gross
Interpretação e Colaboração | Daniel Calvet e João Paulo Gross
Figurino | Flora Maria e Anunciação
Iluminação | Henrique Rodovalho
Pesquisa Musical | João Paulo Gross
Produção Geral | Giselle Carvalho
Artista Gráfico | Livia C.
Operador de Luz | Sérgio Galvão
Mais informações: www.joaopaulogross.com/| www.facebook.com/ocrivocirculacao