De 28 a 30 de março, a Fundação Nacional de Artes – Funarte participa da 22ª Reunião Ordinária do Comitê Intergovernamental para o programa Iberescena, em Santiago do Chile. O encontro vai definir as diretrizes para o próximo edital do programa, que será lançado em breve. O representante da Funarte será o coordenador de Dança do Centro de Artes Cênicas da instituição, Fabiano Carneiro.
O coordenador de Dança da Funarte levará para a reunião os resultados dos projetos brasileiros contemplados, apresentando um relato dos avanços nesses anos. Segundo ele, o encontro também vai traçar as diretrizes para as convocatórias, buscando aprimorar ainda mais as linhas do Programa. O Iberescena existe há dez anos e o Brasil é membro desde 2010.
Fabiano Carneiro destaca que, a cada edição do Programa, o número de projetos brasileiros inscritos tem aumentado. Outro ponto positivo, segundo ele, é o intercâmbio entre os países participantes e suas conexões entre os projetos. “Temos tido muitos desdobramentos importantes, como coprodução de espetáculos e residências com a presença de coreógrafos de outros países, festivais realizados no Brasil com a participação de artistas estrangeiros ou realizados nos outros países com a participação de brasileiros”, explica. De acordo com ele, essas possibilidades já têm que constar nos projetos inscritos. “Por exemplo, os festivais têm que obrigatoriamente envolver os países participantes em suas programações, trazendo espetáculos para o Brasil, garantindo o intercâmbio Ibero-americano”, acrescenta.
Na última seleção, em 2016, o Iberescena recebeu 120 projetos brasileiros inscritos, dos quais 13 foram selecionados em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; Coprodução de espetáculos; e Residência e criação artística. O Programa tem como objetivo promover o intercâmbio e fortalecer as artes cênicas em países ibero-americanos, o Fundo Iberescena Artes Escenicas Iberoamericanas é composto por 13 países, entre eles o Brasil, representado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte.
Depois desse evento, Fabiano também vai participar do primeiro Seminário Internacional sobre Políticas Públicas em torno das Artes Cênicas, que será realizado de 31 de março a 1º de abril, também no Chile. Este encontro busca gerar instâncias de reflexão sobre o estado atual e, ainda, analisar o papel do Estado em matéria de promoção de cada setor para atender aos seus problemas e necessidades. O Seminário faz parte das comemorações do décimo aniversário do Iberescena.