Vencedor do prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, na categoria Criação Artística de Novos Talentos, o espetáculo Anatome volta aos palcos em Porto Alegre e em Canoas, no Rio Grande do Sul, com apresentações gratuitas. A montagem, que usa danças urbanas e teatrais para abordar a relação do homem com a sua cidade, será encenada na capital gaúcha, no sábado, 25 de março, às 20h, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues; e na Região Metropolitana dia 26, no Parque Eduardo Gomes, no mesmo horário. A entrada é franca.
A apresentação foi concebida e dirigida pela coreógrafa Carlota Albuquerque em colaboração com os repertórios e vivências dos bailarinos Carini Pereira, Caroline Fossá, Danielle da Rosa, Everton Kotreve, Guilherme Silva, Juan Diaz, Leonardo Patro, Leslie Taube e Roberto Mendes. Os nove artistas fazem parte do Canoas Coletivo de Dança, projeto que surgiu em 2015 com apoio da Prefeitura de Canoas, e que está lutando por sua continuidade em 2017.
A montagem é inspirada na vida e na obra de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), pintor, grafiteiro, poeta, músico e grande referência na arte moderna. O norte-americano, que aos 17 anos passou a viver nas ruas e a grafitar paredes, portas de casas e no metrô de Nova York (EUA), tornou-se um grande artista de vanguarda da década de 1980. Com imagens digitais inspiradas nas obras de Basquiat, adaptadas ao cenário pelo VJ Fabiano Gummo, o trabalho encanta o público com suas cores, emoções e sentimentos primitivos. A trilha sonora do espetáculo também remete ao universo do artista. As músicas inseridas na peça foram pesquisadas a partir da sonoridade de Gray, banda formada por músicos amigos de Basquiat e com quem ele compunha e tocava.
FICHA TÉCNICA:
Bailarinos criadores: Carini Pereira, Caroline Fossá, Danielle da Rosa, Everton Kotreve, Guilherme Silva, Juan Diaz, Leonardo Patro, Leslie Taube e Roberto Mendes
Artes visuais: VJ Fabiano Gummo
Concepção e direção: Carlota Albuquerque
Assistente de Direção: Cristina Pereira
Iluminação: Guto Grecca
Trilha sonora: Driko Oliveira
Cenotécnico: Paulinho Pereira
Produção: Canoas Coletivo de Dança
SERVIÇO
Anatome
Apresentações do espetáculo
PORTO ALEGRE
Dia 25 de março
Sábado, às 20h
Teatro Renascença
Av. Érico Verissimo, 307 – Menino Deus
Entrada franca (haverá distribuição de senhas no dia do espetáculo, uma hora antes do início da apresentação)
CANOAS
Dia 26 de março
Domingo, às 20h
Parque Eduardo Gomes
Av. Guilherme Schell, 4400 – Centro
Entrada franca
Classificação etária: Livre