Funarte vai receber US$ 120 mil para o Iberescena

Propostas de circo, dança e teatro serão contempladas (imagens: 1- Projeto O Circo Chegou - Alessandro Azevedo - divulgação. 2- Rui Moreira - Núcleo de Dança Será Quê? - Foto Elcio Paraíso). 3 - Odilon de Azevedo e Dulcina de Moraes, em "César e Cleópatra" (1944) - Acervo Cedoc - Funarte/"Foto Carlos"

A Fundação Nacional de Artes Funarte) vai receber o equivalente a US$ 120 mil do Ministério da Cultura (MinC) para garantir a participação brasileira no Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Iberescena).

“O apoio financeiro do ministério ao Programa Iberescena é fundamental. Mais do que patrocinar, vamos acompanhar o que o Brasil e os demais países estão fazendo com os recursos, como estão investindo nas artes cênicas. Queremos participar do processo”, afirma o presidente da Funarte, Stepan Nercessian.

Participam do fundo 12 países: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e Uruguai. Cada um deles contribui com uma cota em dinheiro que estimula a formação de novos públicos e amplia o mercado de trabalho dos profissionais por meio da cooperação técnica e financeira.

Entre terça-feira, dia 28, e quinta, 30, o Conselho Intergovernamental do Iberescena se reúne em Santiago, no Chile, para a da 22ª Reunião Ordinária do Comitê Intergovernamental do programa. O encontro vai alinhar diretrizes do próximo edital do programa, que deve ser lançado em breve. O representante da Funarte será o coordenador de Dança do Centro de Artes Cênicas da casa, Fabiano Carneiro.

“A iniciativa é importante para a divulgação das artes cênicas brasileiras no exterior, o que induz a outras parcerias e potencializa novas ações”, ressalta o coordenador-geral de Cooperação e Relações Internacionais do Departamento de Promoção Internacional (Deint) do Ministério da Cultura, Eduardo Coelho.

Participação brasileira

O Iberescena foi criado em 2006 pelos chefes de Estado e de Governo na XVI Cúpula Ibero-Americana, para fomentar a diversidade cultural no âmbito das artes cênicas. O Brasil tornou-se membro em 2010.

Fabiano Carneiro afirma que o Iberescena fortalece a conexão com outros países: “Antes, o Chile tinha mais conexão com países da Europa do que com o Brasil, por exemplo, e isso mudou. Existem interlocuções muito significativas. Temos uma série de desdobramentos a partir de projetos contemplados em outras edições”, destaca o coordenador.

Após o evento, Carneiro vai participar do primeiro Seminário Internacional sobre Políticas Públicas em torno das Artes Cênicas, de 31 de março a 1º de abril, também no Chile. O encontro busca gerar instâncias de reflexão sobre o cenário atual e analisar o papel do Estado na promoção de cada setor para atender aos seus problemas e necessidades.

Texto editado a partir do Portal Brasil com informações do Ministério da Cultura
Por: Ascom Funarte
Conteúdo publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil