No dia 8 de abril, o espetáculo Sete gatos pardos no telhado da casa amarela estreia na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP. O espetáculo fica em cartaz até o dia 30 de abril, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h. Os ingressos têm preços populares.
Na peça, sete amigos de infância denominam a si mesmos “os sete gatos pardos no telhado da casa amarela”. Eles tinham como lema nunca se separar, mesmo depois de adultos, e jamais se apaixonar entre si. Mas o músico e poeta Marcelo, um dos membros do grupo, quebra as regras e resolve se suicidar, deixando um livro que escreveu. Na obra, além dos motivos que levaram o autor a tirar a própria vida, há um capítulo com um poema dedicado a cada um dos seus colegas. Reunidos no telhado da casa amarela, onde morava o jovem suicida, os amigos buscam ansiosos por explicações e ficam surpresos ao saber que mais uma regra foi quebrada: no capítulo final do livro, há uma declaração de amor para um dos “gatos pardos”. O mistério é desvendado aos poucos diante do público. Os pais de Marcelo também ficam comovidos com o acontecimento e trocam acusações em busca de um culpado pela tragédia. Logo eles percebem que não há responsáveis e que não poderiam ter evitado o suicídio do filho. Restam, então, as boas lembranças de Marcelo e a conclusão de que a dor da perda jamais acaba, mas a vida continua e o tempo ameniza as feridas.
Em uma combinação de gêneros, como o drama jovem, a comédia e o musical, o autor e diretor Marcos Lopes busca enaltecer a amizade, além de tocar em temas como o suicídio, a inveja, o abuso sexual, a culpa e, sobretudo, o amor. O espetáculo apresenta diversas referências literárias e presta homenagem a grandes escritores, como William Shakespeare. A trilha sonora é composta por diferentes estilos musicais, entre eles, o spiritual, o jazz, o rock e o erudito. Algumas músicas são cantadas ao vivo pela atriz Tatiane Resende e pela cantora convidada Carolina Corrêa, ambas acompanhadas pelo pianista Vinicius Guedes. O ator Wagner Leão também toca uma música ao violino.
Sobre a Ciabatta de Teatro
Criada em 2004, a companhia tem a proposta de divulgar a arte por meio de musicais, shows e espetáculos inéditos, mesclando elementos como o teatro, a música e a poesia. A Ciabatta já se apresentou em vários espaços culturais de São Paulo, entre eles, o Theatro São Pedro, o Centro Cultural São Paulo, o Teatro Brigadeiro, o Teatro Studio Heleny Guariba, o Teatro Lauro Gomes (em São Bernardo), o Teatro Municipal de Araras e a Casa das Rosas. Os principais espetáculos já montados pelo grupo são Assassinato no Bixiga, quem matou Arnesto?; A senhora que fazia tortas; Robin Hood; Vacilei, e agora?; Dezesseis; Monólogos da escuridão; Marcha Nupcial; Jeremias não quer mais sonhar; Avatar; No silêncio das palavras escondidas; e Ilusão de ótica.
Espetáculo: Sete gatos pardos no telhado da casa amarela
De 8 a 30 de abril. Sábados, às 19h, e domingos, às 18h
Ingressos: R$20 (meia-entrada: R10)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 90 min. Classificação etária: 12 anos.
Ficha Técnica:
Texto, trilha sonora e direção: Marcos Lopes | Cenário e figurinos: Criação coletiva | Iluminação: Bruno Caselli | Visagismo: Antonio Coelho (Aldeia da Beleza) | Fotos: Marcos Lopes | Produção: Patricia Patyca | Elenco: Eber Rodrigues, Wesley Vieira, Tatiane Resende, Nayara Rizzi, Antonio Coelho, Ricardo Naufel, Francielen Lima e Wagner Leão | Participação Musical: Carolina Corrêa (Voz) e Vinicius Guedes (Piano) | Apoio: Havan e Casa Amarela
Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com