RJ: Funarte apresenta três espetáculos neste fim de semana

Cartaz Ocupação - Divulgação

Com ingressos a preços populares, um drama e duas comédias compõem as opções de programação dos teatros Dulcina e Glauce Rocha, na Cidade Maravilhosa

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta este fim de semana, no Rio de Janeiro, três espetáculos em seus espaços no centro da capital. Os ingressos têm preços populares.

Três comédias se apresentam de sexta-feira a domingo: no Teatro Dulcina, na Cinelândia, Sobre mentiras e Segredos, de Ribamar Ribeiro, com a Companhia Os Ciclomáticos, sempre às 19h; e, no Teatro Glauce Rocha, na Av. Rio Branco, Será que a gente influencia o Caetano? de Mário Bortolotto, com a Tartufaria de Atores, sexta e sábado às 19h, e domingo, às 18h.

Sobre mentiras e segredos traz Alice, de quatorze anos. Ela choca sua família e suas vizinhas, quando o ginecologista, que consulta por ordem do pai, constata que ela está grávida. Ele está convicto de que um dos culpados mora em sua própria casa e decide descobrir quem é. Já a peça Será que a gente influencia o Caetano traz diálogos entre um poeta e um músico, amigos que almejam tornar-se artistas famosos. Eles sonham criar uma música tão grandiosa que chegue a influenciar Caetano Veloso.

'Será que a gente influencia o Caetano?' - Foto: Divulgação

Também no Dulcina, sábado e domingo, às 16h, o grupo Teatro de Roda encena Romeu e Julieta, integrante do Projeto Clássicos do Teatro, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2006. Ambientada no Rio de Janeiro atual, a versão contemporânea da peça de Shakespeare dirige-se à juventude.

Romeu e Julieta - com o Teatro de Roda, no Teatro Dulcina. Foto: © Wilton Montenegro

.

..

.

LEIA MAIS SOBRE AS ATRAÇÕES


De
21 de abril a 27 de maio, de sexta-feira a domingo

Teatro Dulcina – 19h

Sobre mentiras e segredos

Escrita e dirigida pelo dramaturgo Ribamar Ribeiro, a peça é baseada num estudo sobre o universo de Nelson Rodrigues, desenvolvido pelo autor. O enredo traz a protagonista Alice, adolescente com quatorze anos. Ela leva o caos à sua família, quando o ginecologista, que consulta por ordem do pai, Dr. Ismael, constata que ela está grávida. A notícia choca os parentes e as vizinhas da jovem. Mas Dr. Ismael está convicto de que um dos culpados mora em sua própria casa e deve ser um dos seus genros; e decide investigar e descobrir o responsável pela desonra. A partir daí, todos os segredos e mentiras do cotidiano da família aparecem. A situação estimula especulações da vizinhança, que tudo sabe e comenta sobre essa, até então, “família perfeita”. A realização é da cia. Os Ciclomáticos Leia mais sobre o espetáculo aqui.

Teatro Glauce Rocha – sextas e sábados, às 19h. Domingos, às 18h

Será que a gente influencia o Caetano?

Com direção de Marcello Gonçalves, a peça de Mário Bortolotto, foi escrita há 30 anos, mas traz um retrato atual e irônico de uma geração. Será que a gente influencia o Caetano? foi apresentada no 24º Festival de Teatro de Curitiba, onde classificou-se entre as cinco melhores comédias. O texto traz diálogos entre o poeta Beto e o músico Mario, dois amigos que se preparam por toda a juventude para serem grandes artistas. Os parceiros participam de um concurso de calouros, a fim de iniciar a carreira; e sonham produzir uma música tão emblemática e extraordinária que chegue a influenciar o compositor e cantor Caetano Veloso. Leia mais sobre a montagem e a Tartufaria de Atores aqui.

Teatro Dulcina – sábados e domingos, às 16h

Romeu e Julieta

A versão contemporânea e urbana do Teatro de Roda para o famoso drama de Shakespeare, Romeu e Julieta, é direcionado aos jovens. A cena é ambientada no Rio de Janeiro da atualidade. A direção é do aplaudido encenador Mariozinho Telles. O Teatro de Roda foi fundado e dirigido por ele até a data do seu falecimento, no dia 26 de março deste ano. Leia mais sobre o trabalho e o grupo aqui.

Confira também a atração de quarta e quinta-feira, às 19h, no Teatro Glauce Rocha

Dani Night: solteira, procura
Mais informações aqui


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *