‘Teto e paz’ revela heroísmo de jovens moradores de rua, em Brasília

'Teto e paz' mescla poesia e realidade no Teatro Plínio Marcos. Foto: Irene Egler/ Divulgação

Seis jovens ex-moradores de rua de Brasília são autores e atores do espetáculo Teto e paz, dirigido e produzido pela companhia de teatro hispano-brasileira La Casa incierta. A montagem, que estreou em 26 de maio no Espaço Imaginário, na Região Administrativa Samambaia Sul (DF), chega na sexta-feira, 2 de junho, ao Teatro Plínio Marcos, na Funarte Brasília.

Teto e paz dá continuidade a um projeto iniciado em 2015, em Ceilândia (DF), a partir do espetáculo Meninos da guerra, que resgata experiências de vida de 22 moças e rapazes em situação de grande vulnerabilidade social. Alguns deles voltam agora, nesta nova montagem, a dividir o palco com os atores profissionais Lívia Fernandes, Jeferson Alves e Clarice Cardell.

“Por trás da vivência sem direitos básicos e amparo de pai e mãe, e do contato com a morte desde muito cedo, há uma grande potência nesses meninos, gerada pela relação forte e trágica com a vida. Isso nos permitiu recuperar deles a narrativa do herói ̶ o que é capaz de proteger o outro e de ir ao inferno, como Dante em A Divina comédia, e voltar para contar o que viveu”, conta o dramaturgo Carlos Laredo, diretor do espetáculo.

Laredo explica, ainda, que Teto e paz põe em cena sonhos e desejos de juventude, com um detalhe: os adolescentes são marcados por suas existências de profunda insegurança social. E de realista e crua em Meninos da guerra – avalia ele – a linguagem ganhou maturidade dramatúrgica. Para o diretor, se a primeira experiência no palco reproduzia a história, a segunda traz uma narrativa poética.

Além dos jovens Iara dos Anjos, Herbert Lins, João Vitor Arantes, Lucimara Ferreira, Joaquim Ricald e Patrício Alves, e dos três atores de La Casa incierta, também atua na peça o rapper GOG, que assina a trilha sonora da obra.

“É um espetáculo necessário, que promove a emoção e o confronto entre a poesia e a dura realidade”, analisa a atriz e produtora Clarice Cardell. Teto e paz tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e vai integrar também a programação do festival Cena contemporânea, em agosto próximo.

Teto e paz

Espetáculo teatral

Dias 2, 3 e 4 de junho | Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h

Direção: Carlos Laredo | Produção: Clarice Cardell | Elenco: Lívia Fernandes, Jeferson Alves, Clarice Cardell, Iara dos Anjos, Herbert Lins, João Vitor Arantes, Lucimara Ferreira, Joaquim Ricald e Patrício Alves | Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF)

Duração: 75min | Classificação etária: 12 anos

Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre às 16h. Não aceita cartão
Local: Teatro Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Brasília (DF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *