No dia 11 de junho, às 18h, o público que circula pelo Complexo Cultural Funarte SP pode assistir ao espetáculo de rua Doidivanas, apresentado no Centro de Convivência Wally Salomão. A atividade é gratuita.
No espetáculo, duas artistas fogem de um hospital psiquiátrico e usam o circo como um espaço para dar vazão a suas loucuras. No picadeiro, as PsCircopatas apresentam suas habilidades, realizando acrobacias e malabarismos, além de cenas com técnicas de equilíbrio e marionetes de fios. Durante o delírio, objetos hospitalares e circenses ganham vida e se transformam, compondo um universo absurdo.
A dupla As PsCircopatas foi criada a partir do encontro, em São Paulo, das artistas circenses Painé Santamaria, da Argentina, e Júlia Barnabé, do Brasil. Em 2016, elas atuaram juntas em espetáculos de variedades, como Noite das Bruxas, no Circo no Beco (SP), Ninguna Costilla, no Circo do Asfalto (Santo André – SP) e Cabaré Quem são Elas?, no Circo Burlesco (Ilhabela – SP). Também participaram do Festival EuRiso – Encontro Internacional de Palhaços, em Fernandópolis (SP), realizado em janeiro de 2017. As artistas atuam no movimento de circo contemporâneo e na luta por espaços em que as mulheres possam mostrar suas criações. Ambas desenvolvem suas pesquisas individuais sobre as artes circenses do ponto de vista feminino, questionam espaços historicamente masculinos, como o centro do picadeiro, e buscam ocupar esses lugares.
Espetáculo: Doidivanas
Dia 11 de junho, domingo, às 18h.
Gratuito. Duração: 40 min. Classificação etária: livre.
Centro de Convivência Waly Salomão – Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ficha técnica:
Criação, atuação e direção: Júlia Barnabé e Painé Santamaria | Cenografia e adereços: As PsCircopatas | Figurinos: Laura Rodrigues Alves
Mais informações:
funartesp@gmail.com
(11) 3662-5177