Um dos grandes nomes das artes plásticas no Brasil, o pernambucano Francisco Brennand completou 90 anos no domingo, dia 11 de junho. Para celebrar a data e homenagear o mestre da cerâmica, a Fundação Nacional de Artes – Funarte divulga um vídeo com depoimento exclusivo do artista.
O vídeo-documento foi filmado às margens do Rio Capibaribe, no Recife, na olaria que ele herdou do pai e transformou na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, onde cria e expõe suas obras, muitas delas a céu aberto. O vídeo foi realizado pela Coordenação de Difusão e Pesquisa (Codip) do Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte.
No depoimento, Brennand conta que estava em Paris, ainda moço, ávido por assistir a uma exposição de Picasso. Ao entrar, ficou decepcionado por saber que se tratava de uma mostra de cerâmica e que, portanto, não veria as pinturas que tornaram Picasso conhecido. Mas saiu da exposição tão transformado pela arte do gênio cubista que a cerâmica acabou se tornando o seu principal meio de expressão.
O ceramista também se defende no vídeo da acusação de abusar de expressões fálicas e sexuais nas suas peças: “Eu lido com esse elemento que é um dos grandes enigmas do universo: a reprodução. O próprio universo é a história de um imenso desejo que se reproduz”, explica.
Além das esculturas e pinturas expostas na Oficina Cerâmica, o vídeo-documento mostra ainda belas tomadas aéreas do Parque das Esculturas Francisco Brennand, com noventa obras do mestre construídas sobre um arrecife em frente à Praça do Marco Zero, no Recife. O parque, que é um dos principais pontos turísticos da capital pernambucana, foi inaugurado no ano 2000 para comemorar os 500 anos do Descobrimento do Brasil.
A realização do vídeo-documento contou com o apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, ligada à Prefeitura do Recife; e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), ligada ao Governo do Estado de Pernambuco.