No dia 8 de setembro estreia, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, o espetáculo Senta {Sobre Ser um Ser Humano}, com direção geral de Nelson Baskerville. O espetáculo fica em cartaz até o dia 1º de outubro, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.
No enredo, Kalle, O Capitalista, ateia fogo na própria loja para receber o dinheiro do seguro. O personagem tentar escapar, assim, de uma crise financeira e familiar desencadeada quando seu filho, um taxista, enlouqueceu – segundo Kalle, por escrever poemas. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a crise financeira mundial e suas consequências nacionais e internacionais. Temas como o regime capitalista, a igreja, o desemprego, o genocídio indígena e a morte são abordados pela encenação de Baskerville.
Os trabalhos para a montagem de Senta {Sobre Ser um Ser Humano} começaram em agosto de 2015. “A dramaturgia foi proposta coletivamente pelo elenco e costurada pela encenação. Durante oito meses de trabalho, eu apontei referências literárias, cinematográficas e plásticas. O grupo estudou e absorveu o contexto sociopolítico atual para reunir as colaborações e explicitá-las no espetáculo”, conta o diretor.
Estão entre as referências estéticas e teóricas da montagem: o poeta peruano César Vallejo, o dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, a dramaturga brasileira Monalisa Vasconcelos, a poetisa portuguesa Sofia de Mello Breyner Andresen, o cineasta sueco Roy Anderson e a banda de rock Radiohead. Também há menções ao teatro épico de Bertolt Brecht.
O espetáculo sugere que todos são responsáveis pela situação de crise mundial. A mensagem final é uma referência bíblica: “não servirei”. A frase é atribuída a Lúcifer, que rejeita a obediência divina. Mas, no espetáculo, a fala ganha outro sentido: “a este inimigo não servirei; se eles não potencializam o simbólico, que nós fiquemos com a poesia”.
Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet
(Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque)
Espetáculo: Senta {Sobre Ser um Ser Humano}
De 8 de setembro a 1º de outubro. Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 40 (meia-entrada: R$ 20) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo e é fornecido um ingresso por pessoa
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 16 anos
Ficha técnica:
Adaptação e direção geral: Nelson Baskerville | Assistência de direção: Rebecca Catalani | Elenco: Anna Talebi, Bia Souza, Fernando Vilela, Henrique Caponero, Inês Soares Martins, Júlia Caterina, Jussara Rahal, Mário Panza, Priscilla Alpha, Rafael Baloni, Thaís Junqueira, Thiago Neves, Tiago Ramos e Victoria Reis | Preparação corporal e coreografias: Joana Mattei | Trilha sonora: Zema Tamatchan | Música: Nelson Baskerville | Produção: Seu Viana Cia de Teatro | Cenário: Thaís Junqueira | Cenotécnicos: Henrique Caponero e Mateus Fiorentino | Figurino: Thaís Junqueira sob orientação de Marichilene Artisevskis | Iluminação e operação de luz: Lui Seixas | Operação de som: Rebecca Catalani | Programação visual: Fernando Vilela e Rafael Monzillo.
Mais informações:
(11) 3662-5177; (11) 3259 6409
funartesp@gmail.com