Atrações do ConectArte 2020 estão disponíveis no canal da Funarte

Show de Anelis Assumpção, acompanhada dos músicos Saulo Duarte e Rodrigo Campos (Reprodução do vídeo)

A Fundação Nacional de Artes mantém todos os espetáculos do Funarte SP – ConectArte 2020 Festival em seu canal no YouTube, para exibição gratuita. O evento, transmitido entre 1º e 24 de dezembro, contou com doze atrações.

A programação teve abertura com o show de Arrigo Barnabé e seguiu com outras apresentações musicais, como de Anelis Assumpção, acompanhada pelos músicos Saulo Duarte e Rodrigo Campos. Também tiveram destaque espetáculos teatrais como O Navio Negreiro; a exposição virtual de Antonio Peticov; palestra e leitura dedicadas a Clarice Lispector; apresentação de dança; concerto de Natal; e show de humor.

Confira abaixo os detalhes e links para assistir cada atração:

Espetáculo musical: Arrigo Barnabé
Sala Guiomar Novaes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=wjolhplgtyk&t=9s

Show apresenta repertório do LP Clara Crocodilo, que completou 40 anos em 2020, e outras canções marcantes da carreira de Arrigo Barnabé, como Suspeito (em parceria com H. Neder), Ano Bom (em parceria com L.Tatit) e Cidade Oculta (em parceria com E. Gudin e R. Riberti).

Sobre o artista

Arrigo Barnabé despontou na cena musical brasileira em 1979, no Festival Universitário da TV Cultura. Seu primeiro disco, Clara Crocodilo (1980), é considerado o marco inicial da Vanguarda Paulistana – movimento que também contou com a participação de Itamar Assumpção (e a banda Isca de Polícia), Grupo Rumo, Premeditando o Breque e Língua de Trapo. Arrigo também criou trilhas sonoras para filmes brasileiros, colaborando com cineastas como Rogerio Sganzerla e Chico Botelho, e atuou na novela Direito de amar, 1987, ao lado de Tim Rescala. Também compôs óperas (O Homem dos crocodilos22 Antes e depois e Até que se apaguem os avisos luminosos), missas (Missa in-memoriam Arthur Bispo do RosárioMissa in-memoriam Itamar AssumpçãoMissa Nóia) e músicas para percussão e piano. Em 2019, lançou seu primeiro livro, No Fim da Infância (Grafatório Edições). Atualmente, apresenta o programa Supertônica, na Rádio Cultura de São Paulo.

Ficha técnica

Compositor e cantor: Arrigo Barnabé | Desenho de luz: Michelle Bezerra | Sistema musical interativo: Vitor Kisil | Operador e técnico de luz: Cesar Martini | Produção Executiva: Daniela Dezan

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Show de humor, com o tema Humor na formação do cidadão
Com Márcio Américo
Sala Guiomar Novaes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3l-GoJG444A

Em estilo stand-up, o show aborda temas como “liberdade” e “comunicação” para discutir os limites e a influência do gênero no pós-pandemia.

Sobre o artista

Márcio Américo iniciou carreira nos anos 1980. Atuou como ator e roteirista no filme Meninos de Kichute (de Luca Amberg) e como ator nos filmes Magal e os Formigas (de Newton Canitto), Seis Horas para o Natal (de Cris D’Amato) e Ivan (de Fernando Rick). Na TV, participou de programas como UBS (série de Newton Canitto, exibida pelo canal Universal), Politicamente Incorreto (série de Fabricio Bittar, exibida pelo canal Fox) e Mundo Canibal (programa de esquetes criado por Rogério Vilella e exibido pelo canal Multishow). É autor dos livros Meninos de Kichute (romance, 2002), Preciso dar um jeito na vida (poesias e contos, 1998), Corações de aluguel (romance policial, 2004) e O teatro de Márcio Américo (dramaturgia, 2008). O personagem Pastor Adélio, que critica os “mercadores da fé”, teve vídeos viralizados que somam milhões de compartilhamentos, no Brasil e em outros países de língua portuguesa. 

Ficha técnica

Atuação: Márcio Américo

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Espetáculo teatral: O Navio Negreiro
Com Vado
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Link: https://www.youtube.com/watch?v=zv-ky5ymmIs

Criado e encenado pelo ator e escritor Vado, o espetáculo é uma adaptação do poema O Navio Negreiro, de Castro Alves. Escrita em 1869 – quase vinte anos depois de promulgada a Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos –, a obra descreve a situação dos africanos retirados de suas terras natais, separados de suas famílias e maltratados nos navios que os traziam para trabalhar no Brasil. Mais de 150 anos depois, o texto ainda é fundamental para a cultura brasileira, desdobrando-se em peças teatrais, músicas, filmes, entre outras composições artísticas. Vado adaptou o poema para o teatro em 1971, aos 23 anos, quando fez a primeira apresentação de sua carreira. Encenado há mais de 48 anos, O Navio Negreiro rendeu ao artista o recorde no Guinness Book pelo número de apresentações da mesma peça. O espetáculo já foi visto por milhares de pessoas em países da América, Europa e África.

Sobre o artista

Natural de Mogi Guaçu (SP), Vado já foi reconhecido, entre outros, pelos seguintes prêmios e condecorações: Ator revelação do Festival do Estado de São Paulo; Troféu Afro Brasileiro; Troféu Zumbi; Troféu Castro Alves; Troféu Colégio Bilac; Troféu Madeira – Campinas (SP); Troféu Madeira – São Paulo (SP); Troféu Orfeu Negro; Troféu Personalidade – Homem do Teatro; Sócio de honra da Academia Castro Alves de Letras – Salvador (BA); Sócio da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT; Sócio Benemérito – Birigui; Fundador da Aliança Cultural Afro Brasileira.

Ficha técnica

Texto: Castro Alves | Adaptação, direção e atuação: Vado | Produtora Executiva: Daniela Dezan

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Espetáculo teatral: Ossada
Com Ester Laccava
Sala Guiomar Novaes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=79sbA4k9R24

A partir de textos de Maureen Lipman, Wislawa Szymborska e Laurie Anderson, o espetáculo apresenta situações cotidianas: um pai em coma, o casamento de um filho, uma entrevista para a TV e um cigarro que nunca acende. Para esta apresentação, foram selecionados quatro monólogos que têm em comum a figura da mulher “esgarçada” em sua existência. As personagens “desafinam” diante das regras sociais, deixando transparecer o animal indomesticável que habita em nós. Ossada é ambientada em uma instalação que remete à sala de um museu de história natural. A performance funde as narrativas e debate a capacidade do indivíduo “compreender a humanidade por um viés de fato humanístico”. A atriz Ester Laccava cunha o termo “teatro instalação performático libertário” como direcionamento do projeto. “A missão é provocar o público, revelando que ainda é possível fazer as pontes emocionais e afetivas no mundo globalizado”, afirma.

Sobre a artista

Ester Laccava iniciou seus estudos em 1981, na Escola Macunaíma, e cursou também a Escola de Arte Dramática da USP – EAD. Em 1983, formou-se em balé clássico, moderno e contemporâneo. Entre 1987 e 1988, atuou em duas temporadas no exterior: em Chicago, como atriz em No Exit, de Jean Paul Sartre (direção de Katerine Anstiti), e em Paris, como assistente de direção em Lactorat du Cinema Jean Paul Violin. Com Garotas da Quadra, de Rebecca Prichard (adaptação e direção de Mário Bortolotto), recebeu duas indicações ao Prêmio Shell 2004 de melhor atriz e melhor tradução. Entre outras realizações e indicações a prêmios, estreou como atriz convidada, em maio de 2019, Uisque e vergonha, ao lado de Alessandra Negrine, tendo sido indicada, como melhor atriz, ao Prêmio Bibi Ferreira. Seu espetáculo mais recente, Ossada, foi indicado ao Prêmio APCA.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Ester Laccava, Elzemann Neves e João Wady Cury | Direção: Ester Laccava | Trilha: Muep Etmo | Fotos: João Caldas

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Espetáculo de dança: Valsa para 3
Com o grupo Teatro de Dança: Sebastian Soul, Fabio Leblon e Juan Castiglionee
Sala Arquimedes Ribeiro
Link: https://www.youtube.com/watch?v=BPPl03QS-L0

Inspirado em Vinte poemas de amor e uma canção desesperadaValsa para 3 homenageia o poeta chileno Pablo Neruda, tendo como trilha sonora a Quinta Sinfonia, de Mahler, e a música Casta Diva, interpretada por Maria Callas. O espetáculo resulta de pesquisa coletiva do elenco, composto por Sebastian Soul, Fabio Leblon e Juan Castiglionee. Considerado um dos maiores poetas de língua espanhola, Neruda nasceu em Parra, em 1904. Seu primeiro livro de poesia, Crepusculário, foi publicado em 1923. Em 1927, iniciou carreira diplomática, sendo nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia. Em 1935, assumiu a direção da revista Cavalo Verde para a poesia e, no mesmo ano, publicou a coletânea Residência na terra. No ano seguinte, foi destituído do cargo diplomático e escreveu Espanha no coração. Em 1945, foi eleito senador. Em 1950, publicou Canto Geral. Em 1971, recebeu o Nobel de Literatura. Morreu em Santiago, em 1973.

Sobre os artistas

Sebastian Soul é ator, cantor e bailarino. Aos 12 anos, já era sapateador no Ballet LeJapillon. Dois anos mais tarde, atuou na Escola Internacional de Ballet, em Belo Horizonte (MG). Desde então, trabalhou em diversas companhias de dança, entre elas, a Camaleão (Belo Horizonte – MG), o Balé Municipal de São Paulo e o Balé Teatro Guaíra (Curitiba – PR). Participou, entre outros, dos espetáculos Cristal Mayã, do grupo Os Menestréis, dirigido por Oswaldo Montenegro. Também atua como cantor desde 2005, quando lançou o CD Melada de Nego. Em 2010, lançou o álbum Sebastian Sou!. Há mais de sete anos, criou a fundação Núcleo de Artes Cênicas, em Osasco (SP), destinada a ensinar artes cênicas, música e dança a crianças e jovens entre 7 e 18 anos.

Fábio Leblon nasceu em Madureira, no Rio de Janeiro, sendo descendente de um escravo acolhido no quilombo do Leblon. É ator, modelo e apresentador do programa Cultura e Design (TV Cultura). Também atua como cantor, compositor e garoto propaganda desde 1998. Participou das filmagens de O garoto do cachecol vermelho (John Christian, 2020), Madame Satã (Karim Aïnouz, 2002) e Apolônio Brasil, o Campeão da Alegria (Hugo Carvana, 2003). Foi, ainda, protagonista no videoclipe da música Na mira, de Marisa Monte.

Juan Castiglionee é originário da arquitetura, mas cinema, teatro, dança e música também fazem parte de sua formação. O artista dedica-se a pesquisar os espaços que “se instauram num desenho geográfico mutante e transformador, definindo conceitos renovadores”.

Ficha Técnica

Direção: Sebastian Soul, Fabio Leblon e Juan Castiglionee | Direção de imagem e trilha sonora: João Christian | Assistente de imagem: Jesus | Assistente de produção: Bárbara | Fotografia: Douglas | Produtora artística: Ivone Fonseca | Produtora Executiva: Daniela Dezan / Dezan Atividades Artísticas Ltda.

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Palestra: Cem anos de Clarice Lispector: a vastidão do amor
Com Stella Tobar
Sala Guiomar Novaes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=AlZYSyZNjAE

O projeto celebra a vida e obra de Clarice Lispector, apresentando fatos de sua trajetória: o nascimento, a vinda ao Brasil, a infância em Recife (PE), a paixão por histórias, o romance de estreia Perto do Coração Selvagem, o casamento, a vida no exterior, a maternidade e a morte precoce. Também conta com leitura de trechos da obra de Clarice. A autora, que completaria cem anos em 10 de dezembro de 2020, deixou como legado sete coletâneas de contos, nove romances, crônicas reunidas em A descoberta do mundo e cinco livros infantis, além de entrevistas e textos para colunas

Sobre a artista

Maria Stela Tobar Mariucci (Stella Tobar) é atriz, diretora, professora e produtora teatral. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp, completa 25 anos de carreira em 2021. Foi integrante da Boa Cia. (1995-1997) e da Cia. Os fofos encenam (2002-2015). Participou dos espetáculos de circo-teatro sob direção de Fernando Neves: A mulher do tremFerro em Brasa e Projeto Baú da Arethuzza. Também atuou em Assombrações do Recife Velho, sob direção de Newton Moreno, e foi atriz convidada na Cia. Razões Inversas, em A bilha quebrada e A ilusão cômica, ambos sob direção de Marcio Aurélio. Trabalhou, ainda, com Mario Bortolotto, Henrique Tavares, Zé Renato, Pamela Duncan e Roberto Lage. 

Ficha técnica

Direção, Roteiro e atuação: Stella Tobar | Direção musical e trilha original: Sérvulo Augusto | Iluminação e operação de luz: Giuliano Caratori | Assistente de produção e divulgação mídias sociais: Fernando Maffia | Produção Geral: Borbolina Cia

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Exposição virtual: Obras Clássicas Revisitadas
Por Antonio Peticov
Atelier do artista
Link: https://www.youtube.com/watch?v=CUhflP_MOIc

Na exposição virtual, Antonio Peticov faz uma releitura de obras de artistas consagrados, entre eles Caravaggio, Velázquez, Rembrandt, Vermeer, Courbet, Leonardo da Vinci, Matias Grunewald, Georges de La Tour, Gustave Doré, Pablo Picasso, Max Ernst e Alberto Savinio. A mostra apresenta percursos históricos e propõe um vasto diálogo com a História da Arte. Peticov aborda os conceitos com leveza, conduzindo o público a uma “viagem no túnel do tempo”. 

Sobre o artista

Nascido em Assis (SP), Antonio Peticov é pintor, desenhista, escultor e gravurista. Sua produção também inclui instalações, como Scala Cromatica (1983), na New York Art Exp (EUA). Seu esforço de integração da arte à natureza é uma marca, como na obra Airuoca (1988). Em 1989, Peticov participou da 20ª Bienal de São Paulo, com Natura-Rio Pinheiros. Outros aspectos são centrais em sua poética, especialmente o diálogo constante com a história da arte. Um de seus trabalhos mais conhecidos é o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade (1990), realizado na estação República do metrô de São Paulo. Peticov também trabalha com séries temáticas, como Alice, a partir das personagens de Lewis Carroll, além de abordar o trabalho cromático, a utilização de objetos fora de contexto e ainda princípios da arte clássica, como as regras de proporção, mencionadas nas obras Fibonacci’s Small Monument e Desenvolvimento da Seção Áurea.

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Espetáculo musical: Anelis Assumpção
Sala Guiomar Novaes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=iuxtu7NI1Vc

 A cantora e compositora apresenta, ao lado de Rodrigo Campos e Saulo Duarte,  obras autorais misturadas a composições que “leem São Paulo com olhos de poetas”, mergulhando no cotidiano urbano da cidade, retratado com angústia e, ao mesmo tempo, humor. O show também celebra a memória de Itamar Assumpção, pai de Anelis, com algumas composições do artista que marcou a vanguarda paulistana nos anos 1980. 

Sobre a artista

Filha de Itamar Assumpção, Anelis representa o espírito de vanguarda na música de São Paulo. Seu álbum de estreia, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa (2011) recebeu críticas positivas dos principais festivais do Brasil e Portugal. Com seu segundo álbum, Amigos imaginários, conquistou o prêmio Deezer de Artista do Ano, em 2014, e o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Artista Revelação, em 2015. Em fevereiro de 2018, lançou seu terceiro álbum, Taurina, inspirado na cidade de São Paulo e nos alimentos que prepara em sua cozinha. A obra recebeu o título de Melhor Disco Prêmio Multishow Superjúri. Durante a quarentena em 2020, criou a série de entrevistas #TaurinaComVida, por onde passaram nomes como Grace Passô, Alice Ruiz, Curumin, Fabricio Boliveira, Céu, Ava Rocha, Laerte Coutinho e Neide Rigo. 

Ficha técnica

Voz e Percussão: Anelis Assumpção | Guitarra: Saulo Duarte | Violão, Cavaco e GuitarraRodrigo Campos | Técnico de som: Gustavo Lenza | Técnico de PA: Gabriel LX | Roadie: Nino | Management e Produção Executiva: Marina Deeh | Assessoria de Comunicação e Produção: Tais Reis

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Espetáculo teatral: Os arqueólogos
De Vinícius Calderoni
Sala Carlos Miranda
Link: https://www.youtube.com/watch?v=f87_d_tlDKU

Escrito por Vinícius Calderoni e dirigido por Rafael Gomes, o espetáculo apresenta o cotidiano narrado por dois locutores esportivos. Na primeira parte da montagem, os narradores transmitem cenas corriqueiras em uma praça: pessoas caminham nas ruas, crianças brincam de caça ao tesouro, um cachorro entra numa igreja e um pai ensina ao filho como se usa uma câmera fotográfica analógica. Na segunda parte, dois arqueólogos de um futuro longínquo e asséptico – que habitam um ambiente subterrâneo de ficção científica, onde afeto e poesia estão interditados – refletem sobre vestígios históricos recolhidos no século XXI, o tempo em que vivemos. A peça foi um dos três textos selecionados, em 2015, no II Edital de Dramaturgia para Pequenos Formatos, do Centro Cultural São Paulo. Vinícius Calderoni também recebeu, por este trabalho, o Prêmio APCA 2016 de Melhor Autor, e o espetáculo foi indicado aos prêmios APCA de Melhor Espetáculo, Shell de Melhor Autor e Aplauso Brasil de Melhor Autor e Melhor Espetáculo de grupo. 

Sobre o autor

Vinícius Calderoni desenvolve sua carreira entre música, cinema e teatro. Formado em Cinema pela FAAP, atuou como montador em Os Sapatos de Aristeu (2008), curta metragem que recebeu mais de 50 prêmios no Brasil e exterior; dirigiu o DVD Viadutos (2010), da cantora Dani Gurgel, e foi roteirista do quadro Massaroca, exibido no programa Metrópolis da TV Cultura entre 2007 e 2009. Em 2010, fundou o Empório de Teatro Sortido, em parceria com Rafael Gomes. Em 2013, estreou a peça Não Nem Nada e, em 2014, Arrã, que lhe rendeu o prêmio Shell de Melhor Autor.

Ficha técnica

Texto: Vinicius Calderoni | Direção: Rafael Gomes | Com Guilherme Magon e Vinicius Calderoni | Cenário e iluminação: Marisa Bentivegna | Figurinos: Daniel Infantini | Direção de movimento: Fabrício Licursi | Música original e desenho de som: Miguel Caldas | Assistência de direção: Davi Novaes | Assistência de cenografia: Amanda Vieira | Diretor de produção: César Ramos | Produtor: Gustavo Sanna | Uma produção: Complementar Produções | Um espetáculo: Empório de Teatro Sortido 

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Espetáculo: Tranqueiras líricas
Com Marcelo Montenegro
Sala Guiomar Novaes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ftg7LQzXdlE

Acompanhado pelos músicos Fabio Brum (guitarra) e Denis Florentino (piano), Marcelo Montenegro funde poesia falada com rock´n´roll, blues e jazz. Os poemas do espetáculo vêm dos três livros de Marcelo: Forte Apache (2018), Garagem Lírica (2012) e Orfanato Portátil (2003). Tranqueiras líricas já passou por diversas unidades do Sesc, tanto na capital paulista – Pinheiros, Consolação, Bom Retiro, Ipiranga, Vila Mariana – quanto no interior e em outros estados – Taubaté, Sorocaba, São Caetano do Sul, Santo André, São José dos Campos, Cadeião (Londrina, PR) e Palladium (Belo Horizonte, MG). Foi apresentado também na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Galeria Olido, B_arco, Parlapatões, Centro Cultural SP, além de integrar duas edições da Virada Cultural Paulista. 

Sobre o artista

Marcelo Montenegro é um dos principais nomes da nova poesia brasileira. Foi um dos vencedores do Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Biblioteca Nacional. Seus poemas já foram traduzidos para inglês, francês, espanhol e catalão, tendo sido publicados em antologias e livros didáticos para o Ensino Médio. Em 2017, lançou o CD Tranqueiras Líricas. Também participou da primeira edição do A(u)tores em Cena (Itaú Cultural, 2006) e foi curador do projeto Na Ponta da Língua (Sesc Vila Mariana, 2006), que reuniu poetas e compositores. Com Chacal, Marcelino Freire e Paulo Scott, integra o espetáculo lítero-musical Vocabulário, realizado desde 2008 no espaço B_arco. Também atuou em projetos como a Bienal do Livro de SP (edições de 2010 e 2012). Trabalha há mais de 10 anos como roteirista e criador de séries de ficção para a TV. Escreveu, dentre outras: O Negócio (HBO); Sítio do Picapau Amarelo (Globo, Cartoon), 3% (Netflix) e Descolados (MTV). Tem letras musicadas por bandas e artistas como Leoni e Vanessa Bumagny.

Ficha técnica

Concepção: Marcelo Montenegro | Poemas, voz: Marcelo Montenegro | Guitarra, arranjos: Fabio Brum | Piano: Denis Florentino | Produção Executiva: Daniela Dezan

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Espetáculo musical: Cara
Com João Pinheiro
Sala Guiomar Novaes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=emHl_VeMTy0

O cantor e compositor João Pinheiro apresenta, em formato acústico, canções autorais como Um abraço e nada maisLapsos e Giro, Giro, Giro, além de parcerias com Fred Martins (Cabe ninguém), Leco Alves (Quando você não me procura), Jacinto Corrêa (Há dias em que ser eu é quase um crime), Elisa Queirós (Por aqui), Dhenni Santos (Mil anos-luz) e Magali (Toda vez que eu fico com você). Também estão no repertório Vale de lágrimas, de Lulu Santos, e No ordinary love, de Sade Adu.

Sobre o artista

Cantor e compositor, João Pinheiro iniciou carreira artística em 1991, quando substituiu a cantora Leila Pinheiro no projeto Sextas Musicais, da Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (Rio de Janeiro). Em seguida, realizou shows de abertura para Baby do Brasil, Claudio Nucci e Ithamara Koorax. Em 1998, participou do projeto Humaitá pra Peixe, no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ). No mesmo ano, abriu a série de programas Novos talentos, da Rádio MEC (RJ). Seu primeiro CD, Brasilidad, foi lançado em 1999, no Teatro Rival (RJ), tendo como convidadas a cantora Beth Carvalho e a poetisa Elisa Lucinda. O show foi levado aos palcos de Paris, nas Galeries Lafayette. João Pinheiro apresentou-se também no Itaú Cultural (SP) e no Sesc-SP. No Sesc Flamengo (RJ), cantou no projeto 100 anos de Ary Barroso, ao lado de Elza Soares e Eduardo Dusek. O segundo CD, João canta Sade (Saladesom, 2007), foi eleito “a trilha sonora do verão” pela revista Vogue. Em 2014, lançou o terceiro álbum, Julho. Também integrou projetos no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ), e em outros espaços da capital fluminense.

Ficha técnica

Voz: João Pinheiro | Violão e Guitarra: Norberto Vinhas

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Concerto Barroco
Com Orquestra Acadêmica de São Paulo

Link: https://www.youtube.com/watch?v=pRuRA-m9XGE

A Orquestra Acadêmica de São Paulo foi criada em 2003, pelo maestro e compositor Luciano Camargo, em uma iniciativa não governamental em parceria com a Organização de Cultura, Cidadania e Arte (OCCA). É composta por jovens músicos profissionais e estudantes avançados que buscam aprimoramento por meio da prática do repertório orquestral. Desde sua criação, já realizou mais de 70 concertos na cidade de São Paulo e no interior do Estado, apresentando as principais obras do repertório orquestral. A orquestra procura promover o crescimento musical de seus integrantes, oferecendo a oportunidade de realizar concertos solo frente a orquestra e dividir a responsabilidade das decisões técnicas e estéticas. Desde 2008, é mantida pela Associação Coral da Cidade de São Paulo em parceria com a Ars Musica. A direção musical é de Luciano Camargo, PhD e Mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP), onde completou também o Bacharelado em Performance Musical em regência.

Programa

Giovanni Battista Pergolesi – Concerto para Flauta e Orquestra em Sol Maior
Solista: Marco André Batista dos Santos (Flauta)

Johann Sebastian Bach – Suíte Orquestral nº 2 em Si Menor BWV 1067
Solista: Marco André Batista dos Santos (Flauta)

Arcangelo Corelli – Concerto Grosso em Sol Menor – Fatto per la notte di Natale
Solistas: Kleberson Buzo (violino), Anderson Cardoso (violino) e Denise Ferrari (violoncelo)

Cravo e Direção Musical: Luciano Camargo

Apresentação: Lamartine B. Holanda, Presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Participação: Ivone Santos, coordenadora da Funarte SP

Ficha técnica

Solistas: Marco André Batista dos Santos (Flauta), Kleberson Buzo (Violino), Anderson Cardoso (Violino) e Denise Ferrari (Violoncelo)
Violinos: Kleberson Buzo (spalla), Anderson Cardoso, Jair Guarnieri Almeida, Letícia Carvalho Andrade, Nikolay Iliev Iliev e Thais Moraes
Violas: Elisa Monteiro e Gilvan Calsolari
Violoncelos: Denise Ferrari, Juan Rogers Soares Rodrigues
Contrabaixo: Thiago Hessel
Cravo e Direção Musical: Luciano Camargo

Associação Coral da Cidade de São Paulo
Direção Musical: Luciano Camargo
Produção executiva: Irani Celestino
Assistente de produção: Jéssica Bononi Baqueiro

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Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura
Ministério do Turismo

Mais informações para o público 
www.funarte.gov.br

 

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