A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam, do dia 1º ao dia 5 de março, novas atrações do Programa Arte de Toda Gente. O Bossa Criativa traz o primeiro módulo da oficina Empreendedorismo em Música e também show com o Trio Júlio. No Sistema Nacional de Orquestras Sociais, temos a divulgação de vídeos do Curso Pedagogia das Cordas. Já o projeto Um Novo Olhar oferece atividades do Curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, restrito a inscritos.
Os três projetos compõem o Arte de Toda Gente, iniciativa em parceria da Funarte com a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade. As atividades estão disponíveis nos sites dos projetos (abaixo) ou no canal Arte de Toda Gente, no YouTube. Conheça as novas atrações:
Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Na segunda-feira, dia 1º de março, teve início a Oficina Empreendedorismo em Música, com Eduardo Pereira. O primeiro módulo, Conceitos de Empreendedorismo, já está disponível no site www.bossacriativa.art.br. A oficina aborda conceitos, técnicas, conteúdos e ferramentas para auxílio na gestão de negócios. “Artistas são diferentes de empresas, mas ainda assim precisam definir modelo de negócio, para atuação como pessoa jurídica ou pessoa física”, diz a apresentação da oficina. Além do primeiro módulo, já citado, o curso oferece outros nove, entre eles: O Método Canvas (Business Model You); Startups: As Empresas de Internet?; e Os Impactos da Pandemia no Setor do Entretenimento e o Mundo Pós-Pandemia. A oficina está disponível para acesso gratuito aqui.
Eduardo Pereira é doutorando em Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Performance e com MBA em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP). Tem vasta experiência no setor de entretenimento, como maestro, diretor musical e arranjador. Dirigiu espetáculos como Bravo Pavarotti e Queen Experience in Concert e musicais como New York, New York e A Bela e a Fera. Entre diversas outras experiências, dirigiu o espetáculo Musical Sinfônico, com a atriz Claudia Raia, e foi regente nas turnês do grupo vocal Il Divo e do tenor italiano Emanuele Servidio, com a turnê Dall’Itália con Amore, no Brasil. É diretor de empresas na área de entretenimento e música e Curador Musical da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Nesta terça-feira, dia 2, às 10h, foram ao ar os vídeos das aulas de número 7 de cada um dos três módulos da Série Casa do Choro. São eles: no Módulo 8 com, Intrigante (choro), por Maurício Carrilho; no Módulo Furiosa Portátil, Matambre (choro), por Pedro Paes; e no Módulo Princípios do Choro, O Maxixe, por Luciano Rabello. Mais informações sobre a Série Casa do Choro estão disponíveis aqui.
Já na sexta-feira, dia 5 de março, será a estreia da primeira parte — de duas — do show com o Trio Júlio, às 18h. O grupo de música brasileira é formado pelos irmãos Magno Júlio (percussão) e os gêmeos Marlon Júlio (violão sete cordas) e Maycon Júlio (bandolim). O Trio já se apresentou em importantes teatros, festivais e programas de TV no Brasil. Além do projeto musical, os três também atuam como professores na Escola Portátil de Música no Rio de Janeiro.
Um Novo Olhar (UNO)
Em ambiente restrito aos inscritos, são disponibilizadas nesta semana atividades do Curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade. Na segunda-feira, dia 1º, foi oferecida a aula 4 do curso. Na quarta-feira, dia 4, será realizado um seminário on-line (webinário).
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)
Já está no ar no site www.sinos.art.br, desde segunda-feira, dia 1º, a primeira aula da oficina do contrabaixista Rodrigo Favaro no Curso Pedagogia das Cordas. O músico aborda temas como o ensino do posicionamento em relação ao instrumento, iniciação à mão direita e estratégias para aulas. Formado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rodrigo Favaro concluiu duplo mestrado na Haute École de Musique de Genève (Suíça). Na mesma cidade, a,Atuou na Orchestre de la Suisse Romande. É membro da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ), da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), e da Orquestra de Câmara Johann Sebastian Rio.
No dia 2, também no Curso Pedagogia das Cordas, foi ao ar a primeira aula do curso de Voila Marques. Voila é contrabaixista carioca, bacharel em contrabaixo pela UFRJ. Participou de cursos com renomados contrabaixistas brasileiros e estrangeiros, como Antonio Arzolla e Gary Karr (EUA). Atuou como contrabaixista concursada da Orquestra Sinfônica Brasileira (1988-2007) e da extinta Orquestra Sinfônica Jovem da Funarj (Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro), e como contrabaixista convidada em várias formações musicais. Atualmente, é contrabaixista concursada da Orquestra Sinfônica da UFRJ, contrabaixista chefe de naipe da Orquestra de Mulheres do Rio de Janeiro (OSMRJ), professora do instrumento do Projeto Orquestra Maré do Amanhã e do Programa Orquestra nas Escolas.
Programa Arte de Toda Gente
Projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente