Arrigo Barnabé e José Namen homenageiam Lupicínio Rodrigues

Inventor do termo “dor de cotovelo”, o gaúcho Lupicínio Rodrigues cantou como poucos a dor e a desilusão amorosa de forma tão intensa, sem cair em clichês. O projeto Compositores.BR presta homenagem a esse grande cantor e compositor brasileiro trazendo a dobradinha musical entre Arrigo Barnabé, que se apresenta nesta quinta-feira, dia 10, e José Namen Trio que faz show na sexta-feira, dia 11.  As apresentações, gratuitas, serão realizadas às 20h, na Funarte MG, em Belo Horizonte. As senhas serão distribuídas uma hora antes de cada espetáculo. A lotação máxima é de 139 lugares.

Partindo do desejo de reverenciar os grandes mestres da música brasileira e da necessidade de oferecê-la gratuitamente às mais diversas camadas sócio-culturais, o projeto Compositores.BR tem como diferencial o modo como as canções são revisitadas.

Um mesmo repertório ganha diferenciadas leituras em duas noites de apresentações. Na primeira, prevalece a força da palavra cantada, por meio de intérpretes cultuados. Na noite seguinte, o mesmo repertório recebe leituras instrumentais, criadas por músicos contemporâneos, mineiros em sua maioria. Os shows são, na maior parte, criados exclusivamente para o projeto.

O músico José Namen classifica a iniciativa do projeto como imprescindível para a valorização do patrimônio musical brasileiro. “As novas gerações e toda a população têm que ter mais acesso às jóias da nossa música. Ações como essa deveriam acontecer regularmente, partindo não só de projetos como o Compositores.BR, como também da mídia em geral”, argumenta Namen.

O idealizador, diretor artístico e gestor do projeto Pedrinho Alves Madeira completa: “Tão gratificante quanto se ter uma ideia inusitada, é vê-la concretizada e, melhor ainda, poder compartilhá-la com um grande número de pessoas.

O projeto Compositores.BR foi selecionado pela Fundação Nacional das Artes – Funarte, no edital de ocupação do Galpão 1 Funarte/MG 2011.

 Arrigo Barnabé e José Namen Trio

Desde os anos 80, Arrigo Barnabé é considerado um grande inovador. Sua marca registrada foi a de misturar música popular brasileira e rock performático com elementos eruditos, tais como dodecafonismo e atonalismo. Essa química própria acabou gerando uma identidade única, que ele usa para proporcionar uma inovadora interpretação dos grandes clássicos de Lupicínio Rodrigues no show intitulado “Caixa de ódio – Arrigo Barnabé interpreta Lupicínio Rodrigues”, no qual se apresenta ao lado de Sérgio Espindola (violão e baixo) e Paulo Braga (piano).

“Não acredito em nada que não tenha angústia, isso talvez é o que mais me atrai nas canções de Lupicínio, e também a raiva, gosto muito de trabalhar com a raiva, a revolta. Nele tudo é verdadeiro, e raiva e angústia é meio difícil fingir. Por essa observação penetrante do ser humano nas situações limites da dor amorosa, por esse humor que permeia as canções, um humor voltado para a ironia e o sarcasmo, por tudo isso estava atravessada a vontade de cantar Lupicínio”, afirma Arrigo.

Em show exclusivamente preparado para o projeto Compositores.BR, o pianista, regente, arranjador, compositor e diretor musical José Namen homenageia Lupicínio na noite de sexta-feira, 11. O repertório vai reunir os grandes clássicos da carreira do compositor gaúcho, como Migalhas, Cadeira Vazia, Volta e Nervos de Aço, em releituras com harmonias e arranjos elaborados, transcendendo a linguagem do samba canção para outras vertentes musicais. 

“Ao mergulhar na obra desse imortal compositor, fiquei completamente fascinado. Ouvi incansavelmente suas canções durante um mês para montar o repertório do show. Ele era realmente genial”, ressalta José Namen.

Formado em Regência pela Escola de Música da UFMG, Namen foi integrante e um dos fundadores do VERA CRUZ, grupo instrumental de grande repercussão em Belo Horizonte nos anos 80, formado por José Namen (teclados), Juarez Moreira (guitarra), Yuri Popoff (baixo), Mauro Rodrigues (flauta) e Nenem (bateria). Como tecladista integrou as bandas dos artistas Toninho Horta, Nivaldo Ornellas, Beto Guedes e Tavinho Moura, entre outros.

 Serviço

Projeto Compositores.BR
Homenagem Lupicínio Rodrigues
Arrigo Barnabé
– dia 10, às 20h
José Namen Trio
dia 11, às 20h
Ingressos: gratuitos, mediante retirada de senhas uma hora antes dos espetáculos. Capacidade: 139 lugares
Local: FUNARTE MG (R. Januária, 68 – Floresta)
Telefone: 3213.3084
Outras informações: www.compositoresbr.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *