A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, nesta segunda-feira, 16 de julho de 2012, os quatro textos selecionados como finalistas brasileiros da sexta edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. São eles: Cinco (pseudônimo Ponto Pacífico, inscrição número 48), Todas as Crianças do Mundo (pseudônimo Lilás, inscrição número 155), Aquele Boliche em Iguaba (pseudônimo Aimberê, inscrição número 199), e Din Din Dondes e Quais, Quais, Quais (pseudônimo Nicolino, inscrição número 238).
Os textos do Brasil foram escolhidos entre os 244 inscritos e irão concorrer com as obras selecionadas por Portugal na etapa final. Um júri formado por três especialistas brasileiros e três especialistas portugueses vai analisar os oitos textos finalistas e determinar o vencedor. A obra premiada será editada nos dois países.
O Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva é realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o Instituto Camões, de Portugal. O programa vai conceder prêmio no valor de 15 mil euros para o autor da obra vencedora. Além de ser um incentivo ao surgimento de novos autores, o Prêmio tem como objetivo impulsionar a escrita dramática em todos os gêneros e reforçar as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural entre Brasil e Portugal.
Integraram o júri brasileiro Eloy do Carmo de Araújo Faria, Cristina Fagundes Galvão e Ivone Hoffmann.