O pianista, compositor e arranjador Leandro Braga é o convidado do conjunto Época de Ouro, no show na Sala Funarte Sidney Miller, no centro do Rio, nesta segunda-feira, 22 de abril. Com entrada gratuita, o programa apresentado por Cristiano Menezes é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz), sempre às segundas-feiras, das 17h às 19h. A apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Funarte.
No repertório de Leandro Braga, estão Escorregando, de Ernesto Nazareth; Rio Antigo, de Altamiro Carrilho; Naquele tempo, de Pixinguinha; além de Garbosa e Valsa Negra, de autoria própria do músico.
O Época de Ouro apresenta as clássicas Escorregando, de Anacleto de Medeiros; Espinha de Bacalhau, de Severino Araújo; Atraente e Corta jaca, de Chiquinha Gonzaga; Brincando contigo, de Ratinho; Elegante, de Altamiro Carrilho; Minha vez e Já te digo, de Pixinguinha; Bonita, de Luperce Miranda; Bebê, de Paulinho Sacramento; Viagem à lua, de Jaime Florence e Altamiro Carilho e Gostosinho, de Jacob do Bandolim.
Sobre Leandro Braga
Leandro Braga é de São José dos Campos (SP). Começou os estudos de piano clássico já aos quatro anos de idade e, em 1978, iniciou a carreira profissional, apresentando-se em bailes e casas noturnas paulistas. Na área do audiovisual, participou das trilhas sonoras de Policarpo Quaresma, um herói do Brasil, filme de Paulo Thiago; O povo do veneno, vídeo produzido pelo Ibase sobre a tribo indígena Zuruahá, premiado em festivais nacionais e europeus; Meu nome é João, vídeo produzido pelo Ibase e China, o ponto de mutação, série de quatro vídeos dirigida por Lucélia Santos, em co-produção portuguesa e brasileira.
Atuou também em várias outras trilhas para produções sobre questões sociais e culturais do Brasil. No teatro, foi regente na temporada paulista do espetáculo Evita e assinou a direção musical na peça Somos irmãs, sobre a vida das irmãs Linda e Dircinha Batista. Em 1992, gravou o primeiro CD solo E por que não?, inaugurando o selo Arabesque Jazz, da gravadora norte-americana Arabesque Recordings. Em 2012, estreou com o trio, formado com Bruno Migliari (baixo) e Marco Lobo (percussão), a temporada de shows semanais Vadiagem Musical, na Casa da Gávea, no Rio de Janeiro.
Sobre o Época de Ouro
O conjunto Época de Ouro foi fundado em agosto de 1969, por Jacob do Bandolim e é formado, atualmente, por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).
A utilização da Sala Sidney Miller resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. O show era transmitido do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reformas. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música foram revelados.
Projeto Música na Cidade
Programa Época de Ouro com o músico Leandro Braga
Dia 22 de abril, das 17h às 19h
Entrada franca
Classificação: 12 anos
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, Centro – Palácio Gustavo Capanema
Rio de Janeiro (RJ)
Realização: Rádio Nacional AM – RJ (EBC)
Apoio: Centro da Música/ Funarte
Mais informações
(21) 2279-8601 (Centro da Música)
(21) 2279-8087 (Bilheteria), após às 15h