O projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte: Encontros de arte e crítica realiza, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, uma nova etapa em Recife(PE). Além de palestra com a curadora Beatriz Lemos, está programada também uma oficina com o artista plástico Marcos Chaves. Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, o Lastro tem como objetivo principal o desenho de redes de trabalho entre agentes culturais, e busca fazer também uma pesquisa curatorial das cenas de arte, na região Nordeste do Brasil.
O projeto já passou por Salvador (BA) e Natal (RN) e, depois, será realizado em João Pessoa (PB), São Luís (MA) e Aracaju (SE). Entre as atividades programadas estão palestras que tratam dos intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados temas como: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial.
A cada etapa, os encontros contam com a participação de artistas e críticos convidados, que ministram oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte. São feitas também entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para diversas iniciativas.
Sobre a autora do projeto
Beatriz Lemos é licenciada em História da Arte pela UERJ e mestranda em História Social da Cultura PUC-RJ. Trabalhou, entre 2002 e 2008, como assistente na área de pesquisa e curadoria no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Dedica-se, atualmente, à curadoria independente com pesquisa voltada para a arte contemporânea e seus desdobramentos em redes. Integra a equipe de coordenação do Programa de Residência Terra UNA, em Minas Gerais, e articula projetos intercâmbios entre cenas de arte na América Latina, participando de residências e idealizando exposições no Brasil e exterior. É uma das editoras da Revista de Arte Elástica e idealizadora do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte.
Sobre o artista convidado
Marcos Chaves nasceu no Rio de Janeiro, em 1961, e iniciou sua atividade artística na primeira metade dos anos 1980. Trabalhando sobre os parâmetros da apropriação e da intervenção, sua obra é caracterizada pela utilização de diversas mídias, transitando livremente entre a produção de objetos, fotografias, vídeos, desenhos, palavras e sons.
Participou de Bienais como Manifesta7 – The European Biennial of Contemporary Art, Bolzano, Itália, 25ª Bienal Internacional de São Paulo, SP; 1ª e 5ª Bienais do Mercosul, Porto Alegre, Brasil, 4ª Bienal de Havana, Cuba; 3ª Bienal de Lulea, Suécia.
Realizou exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, em instituições e galerias como o Mori Art Museum, Tóquio, Japão; Martin-Gropius-Bau, Neuer Berliner Kunstverein (NBK) e Ludwig Museum, Alemanha; Fri-Art – Centre d’Art Contemporain de Fribourg, Suíça; Espace Topographie de L’Art, Paris, França; Vantaa Art Museum, Helsinki, Finlândia; Butcher’s Project, g39 e Northern Gallery, Reino Unido; Iziko South African National Art Gallery, África do Sul; Centro per l’Arte Contemporânea Luigi Pecci, Prato, Itália; MIS e Galeria Nara Roesler, São Paulo; Galeria Blanca Soto Arte, Madri, Espanha; Galeria Laura Marsiaj, Progetti e Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro.
Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte – Encontros de Arte e Crítica
Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
Programação em Recife
Dias 30 de abril, 2 e 3 de maio de 2013
Com Beatriz Lemos e Marcos Chaves
Vagas: 20
30 de abril, às 15h – Workshop com Marcos Chaves e às 18h – Palestra com Beatriz Lemos
2 e 3 de maio, às 15h- Workshop com Marcos Chaves
Local: ESPAÇO FONTE – Av. Dantas Barreto, 324 – 4º. Andar – Recife – PE
Inscrições
Por email: espacofonte@gmail.com