A oficina de interpretação é dirigida a atores e estudantes de teatro e tem como objetivo oferecer ferramentas de abordagem do texto e de exploração do imaginário, ao encontro da espinha dorsal da personagem em construção. O professor, ator e diretor João Ribeiro utiliza, nesta atividade, os princípios de Stanislawski por meio da técnica de Sanford Meisner (foto ao lado), que durante mais de cinquenta anos lecionou interpretação teatral nos Estados Unidos.
Integrante do Group Theatre nos anos 1930, Meisner teve contato direto com o chamado Sistema Stanislawski através do American Laboratory, e desenvolveu um método específico de aplicação dos ensinamentos daquele mestre russo no teatro e cinema americanos. João Ribeiro é ator desde 1972 e, nos últimos seis anos de vida do diretor e ator José Renato (1926-2011), vinha trabalhando como ator e seu assistente de direção teatral em várias produções da Casa da Comédia em São Paulo. O professor está inscrito no Programa meisnerteacher do Instituto de Verdadeira Atuação (Truthful Acting), ministrado por Larry Silverberg na Universidade de Willamette, em Salem, Oregon, USA.
Sobre João Ribeiro: João Ribeiro é professor, diretor teatral e ator desde 1972. Estudou Arte Dramática com Claudio Correa e Castro e aprofundou-se nas pesquisas sobre o teatro de Peter Brook e de Jerzy Grotowski, sob orientação de Celso Nunes (1973/74), em São Paulo (SP). Cursou língua inglesa no Princenton College em Londres (1976/7), e participou de workshop no Theatre Laboratorium de Jerzy Grotowski, sob orientação de Rirzard Cieslak, em Wroclav (Polônia, 1977). Estudou língua polonesa e História da Arte na Universidade Jagjelonska (Cracóvia, 1978/80), e Direção Teatral na Escola Superior de Teatro de Varsóvia (1980/81). Fez estágio em Direção Teatral com Antunes Filho (CPT), em São Paulo. Foi ator e assistente de direção de José Renato de 2004 a 2010. Atuou também sob direção de Celso Nunes em “Rei Lear”, de William Shakespeare (RJ, 1983/4) e sob direção de Bia Lessa em “Ensaio nº 1 – Tragédia Brasileira”, de Sergio S’Antana (RJ, 1984). Em cinema participou de “São Paulo, Cidade Aberta” (2009) e “O Vôo Cego” (2010). Dirigiu “A Árvore dos Mamulengos” de Vital Santos, e “A Prostituta Respeitosa” de Jean Paul Sartre, entre outras peças. Dirigiu alunos da Escola Recriarte (SP) e do Curso Livre de Teatro do Teatro dos Arcos (SP). É diretor de ator para o Grupo Horizon e professor adjunto ao Ponto de Cultura do CPC – Centro Popular de Cultura da UMES, em São Paulo.
Oficina de Interpretação: Técnica de Sanford Meisner
Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177
De 5 a 26 de agosto | Segundas, quartas e sextas, das 10h às 13h
Com: João Ribeiro
Carga horária: 30h
Público-alvo: atores e estudantes de teatro
Vagas: 30
Inscrições: oficinasfunartesp@gmail.com. Enviar dados pessoais (nome, idade, tel. para contato) e breve carta de interesse
Gratuita