Oficinas de dança em Campina Grande (PB) e Natal (RN)

Os ministrantes: Jorge Garcia, Julio Mota e Sérgio Rocha

Com o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, serão realizadas, entre os dias 26 e 31 de julho, em Campina Grande, na Paraíba, duas oficinas: Oficina de Dança Contemporânea e Percussão Corporal em Movimento. As ações integram a programação do Encontro Nacional de Dança do 38º Festival de Inverno do município paraíbano. Podem participar bailarinos, atores, dançarinos, estudantes de artes cênicas e pessoas que já tiveram algum contato com a dança contemporânea. De 25 a 28 de julho, em Natal (RN), acontece mais uma oficina – Teatro Físico. Direcionada a bailarinos, atores, mímicos e artistas circenses, a iniciativa também faz parte do programa de capacitação artística e técnica da Coordenação de Dança da Funarte.

Ministrada por Jorge Garcia, a Oficina de Dança Contemporânea terá 20 horas de duração. Utilizando-se do material trazido por cada artista/bailarino, o curso vai abordar algumas técnicas como: contato-improvisação, observação e utilização do espaço, escuta, manipulação, apoios e alguns jogos de improviso.

Na oficina Percussão Corporal em Movimento, também com carga horária de 20 horas, o artista Sergio Rocha vai explorar exercícios básicos, intermediários e avançados de dança contemporânea, além de aquecimento vocal, coordenação motora e prática da percussão corporal. Mais informações sobre as oficinas e as inscrições podem ser obtidas pelo e-mail myrnamaracaja.mam@gmail.com .

Na capital potiguar, a oficina Teatro Físico será ministrada por Julio Mota. Durante o curso, com duração de 20 horas, serão apresentados conceitos e princípios relacionados à teoria e à prática do Teatro Físico. A ação é direcionada a bailarinos, atores, mímicos e artistas circenses que tenham interesse em explorar novas formas de expressão através do movimento corporal e com disposição para atividades físicas intensas. Os interessados podem obter mais informações através do e-mail biancadore@hotmail.com .

Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança 2013
Fundação Nacional de Artes – Funarte

Teatro Físico
Com Julio Mota
De 25 a 28 de julho de 2013
Carga horária: 20 horas
Local: Natal – RN
Contato: biancadore@hotmail.com

Sobre o ministrante
Julio Mota é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel e licenciado em Dança pela Faculdade de Artes de Curitiba. Foi bailarino e coreógrafo do Balé Guaíra, da G 2 Cia de Dança, além de diretor e coreógrafo do Yesbody Teatro Físico, todos em Curitiba (PR). Pela UFBA, tem experiência como Tirocínio Docente durante dois semestres em turmas de graduação em teatro. Foi professor visitante sênior da Hong Kong Academy for Performing Arts e professor de expressão corporal no curso de Teatro da PUC-PR.

Percussão Corporal em Movimento
Com Sérgio Rocha
De 26 a 28 de julho de 2013
Carga Horária: 20 horas
Local: Campina Grande – Paraíba
Contato para inscrição: myrnamaracaja.mam@gmail.com

Sobre o ministrante
Sérgio Rocha é bailarino, coreógrafo, percussionista, cantor, compositor e professor de dança contemporânea, sapateado e percussão corporal em movimento. Iniciou seus estudos de dança, em 1979, em Belo Horizonte e, como profissional, dançou nas Cias. Vacilou Dançou (RJ), República da Dança (SP) e Cisne Negro Cia. de Dança (SP). Em 2001, fundou a Cia. Repentistas do Corpo onde atua, coreografa e dirige seus trabalhos autorais. O artista assina coreografias no repertório das companhias: Corpo de Dança do Amazonas, Cia. de Danças de Diadema e La Mínima Cia. de Dança, além de desenvolver workshops de Percussão Corporal em Movimento e Dança Contemporânea em eventos de dança e teatro do Brasil.

Oficina de Dança Contemporânea
Com Jorge Garcia
De 29 a 31 de julho de 2013
Carga Horária: 20 horas
Local: Campina Grande – Paraíba
Contato para inscrição: myrnamaracaja.mam@gmail.com

Sobre o ministrante
Jorge Garcia iniciou seus estudos, em Recife, em 1991. Quatro anos depois, ingressou na Cisne Negro Cia. de Dança em São Paulo. Em 1997, foi para o Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou algumas peças: Divinéia, Desatino do Norte e Desatino do Sul, R.G e T.A.T.O.  Em 2005, criou a J. Garcia Cia. Dança Contemporânea, tendo como repertório as peças Cantinho de Nóis, Histórias da 1/2 Noite, Um Conto Idiota, Cabeça de Orfeu e Nihil Obstat, Interlúdio, O Mesmo Lugar de Sempre, Área Reescrita, 1ª Suíte de Bach para Violoncelo e Caixa de Vidro. Desde 2003, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa de improviso, vídeo e performances com artistas-criadores do grupo GRUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *