Guinga se apresenta na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio

O compositor e cantor Guinga apresenta na quinta, 6 de fevereiro, às 18h30, o show Canções Necessárias, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio. O musical faz parte da programação do ‘Música no Capanema’, projeto do Centro da Música da Fundação Nacional de Artes que, desde dezembro do ano passado, resgatou o tradicional ‘seis e meia’ da Sala dedicada à MPB.

Canções Necessárias é um show musical inédito, no qual Guinga vai tocar, sem acompanhamento, composições e canções próprias. A opção criativa e estilística do artista é propiciar ao público a vivência de um show com um jeito pessoal de interpretar sua obra.

No repertório, Cheio de Dedos, Porto da Madama; Dá o Pé, Loro; Ellingtoniana; Valsa de Aniversário; Dichavado; Comendador Albuquerque; Picotado e Inventando Moda (Guinga). E também, Contenda (Guinga e Thiago Amud); Lendas Brasileiras (Guinga e Aldir Blanc); Saci (Guinga e Paulo César Pinheiro) e Catavento e Girassol (Guinga e Aldir Blanc); e Sete Estrelas (Guinga e Aldir Blanc).

Sobre Guinga
O violonista e compositor Guinga (Carlos Althier de Souza Lemos Escobar) é carioca de Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1950. Foi por cinco anos aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos. Formado em Odontologia, não foram poucas as noites em que, depois de chegar do seu consultório, passou insone acompanhado do violão no pequeno apartamento em Copacabana, enquanto a família dormia, dedilhando as composições, que mudariam seu rumo profissional. Guinga relembra que ouvia sua mãe cantarolar serestas, e o rádio, presente no cotidiano dos moradores do subúrbio do Rio de Janeiro dos anos 60, foi seu companheiro e tutor. A programação erudita da Rádio Nacional nas madrugadas acompanhou suas noites sem sono. Na obra do compositor é possível reconhecer diálogos criativos com os compositores russos Ravel e Debussy e com os brasileiros Radamés Gnatalli, Ary Barroso, Garoto, Villa-Lobos e Tom Jobim.

Entre seus parceiros estão Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar e Luís Felipe Gama. O músico tem uma dezena de CDs gravados.

Como violonista, Guinga trabalhou acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por intérpretes como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e tantos outros.

Reverenciado pela crítica, vem sendo considerado como “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”.

Em 2002, Guinga teve biografia escrita pelo jornalista Mário Marques – Guinga, os mais belos acordes do subúrbio (Ed. Gryphus). Em 2003, foi lançada sua coletânea – A música de Guinga (Ed. Gryphus). O cineasta italiano Massimo D’Orsi, que o considera “genio della musica brasiliana”, está produzindo o documentário Guinga: pra que mentir?. Seu mais recente trabalho, Rasgando Seda, em parceria com o Quinteto Villa-Lobos, lançado pelo selo SESC-SP, foi indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental do Ano, em 2012.

O projeto ‘Música no Capanema’ foi aberto no dia 4 de dezembro de 2013, com o cantor e compositor Geraldo Azevedo. Ao longo de todo o mês de dezembro foram realizados mais sete shows, sempre com lotação máxima da Sala Funarte Sidney Miller. Na programação de 2014, aberta no dia 5 de fevereiro com Wilson das Neves, estão previstos os shows de Carlos Malta, Henrique Band, Kay Lyra e Maurício Maestro, Marcos Sacramento, Paulinho Moska, além de outros artistas.

Projeto Música no Capanema

Agenda – fevereiro 2014

5/02 – Wilson das Neves – Voz & piano, acompanhamento de Itamar Assière

6/02 – Guinga – Canções Necessárias

7/02 – Carlos Malta – Solos

12/02 – Henrique Band

13/02 – Flávio Renegado

14/02 – Paulinho Moska

19/02 – Kay Lyra & Maurício Maestro

20/02 – Zarapatéu

21/02 – Marcos Sacramento

26/02 – Hamilton de Holanda

27/02 – Bateria da Vila Isabel

ENTRADA FRANCA

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
(21) 2279 8601

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16, térreo
Palácio Gustavo Capanema
Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: sempre às 18h30
Bilheteria: (21) 2279-8087

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *