Texto atualizado no dia 15/09/2014
De 9 a 25 de setembro, A Fundação Nacional de Artes realiza, através do seu Centro de Programas Integrados, o IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes. A programação de palestras e debates alcança cinco capitais – uma em cada região do país. O IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes conta com a participação de gestores locais, tais como secretários municipais e estaduais de cultura; artistas com atuação reconhecida, nacional e internacionalmente; representantes Regionais do Ministério da Cultura; produtores; e pesquisadores de diversas regiões do país, que apresentam seus trabalhos e boas práticas.
No dia 16, a reunião será em Goiânia (GO), a partir das 10h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Centro. Está agendado o comparecimento do Superintendente Executivo da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, Décio Tavares; do Secretário Municipal de Cultura de Goiânia, Ivanor Florêncio Mendonça; do diretor do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), Carlos Sena Passos; da chefe da Representação Regional do MinC – Região Centro-Oeste, Beatriz Wanderley; e da presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), Vania Ferro.
O eixo temático do Encontro, Diálogos, territórios e conjunturas, foi criado a partir dos debates das edições anteriores. Neles, a Funarte detectou a necessidade da ampliação cada vez maior do campo de discussões da pauta e, ao mesmo tempo, constatou que é preciso aumentar as redes de contatos entre os interessados, para a construção de novas articulações. Por isso, manteve a circulação do Encontro por todas as regiões do país.
Como parte da política de inclusão das pessoas com deficiência, há intérprete de Libras em todas as ações. A Funarte divulgou a programação e os trabalhos selecionados para os Encontro neste Portal, no dia 15 de agosto. Acesse-os aqui.
Sobre o Encontro Funarte de Políticas para as Artes
Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes é um ciclo de reuniões realizado com participação da sociedade. Ele tem como objetivo promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas direcionadas às diversas áreas artísticas, em âmbito nacional. Isso é realizado através do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores, relacionados às várias linguagens de arte. Eles se reúnem em palestras, debates e apresentações de artigos e relatos sobre boas práticas. A Funarte abre inscrições para trabalhos oriundos de todo o Brasil; e para ouvintes, em todas as cidades a serem alcançadas.
Programação em Curitiba e no Rio de Janeiro
Estarão presentes em Curitiba: a coordenadora de incentivo cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Paraná, Ana Maria Hladczuk; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) – Prefeitura Municipal -, Marcos Cordiolli; a chefe da Representação Regional do MinC na Região Sul, Margarete Moraes; o diretor-presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC/FCC) e representante da Oficina de Música de Curitiba, Nilton Cordoni; entre outros.
O IV Encontro Funarte encerra sua itinerância no Rio de Janeiro, com palestras e conferências. Entre os diversos convidados estão o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura nos Estados do RJ e ES, Fabio Lima; o secretário de Economia Criativa do MinC, Marcos André; o diretor geral do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Luiz Guilherme Vergara. O conferencista de abertura será Gustavo Venturi, responsável pela pesquisa “Públicos de cultura”. O Encontro será encerrado com a conferência da gerente de comunicação e relacionamento do Itaú Cultural, Ana de Fátima Souza.
A agenda do IV Encontro foi aberta na Representação Regional Norte do Ministério da Cultura, na capital paraense, no dia 9/09, pela diretora do do Cepin/Funarte, Maria Ester Lopes Moreira. Na mesa de Abertura ressaltamos as presenças, em Belém de Fabio Sousa do Instituto de Artes do Pará (IAP); do Diretor Executivo da Funarte, Reinaldo Veríssimo; e do chefe da Representação do MinC na Região Norte, Delson Cruz. No dia 11, a agenda foi em Recife (PE), na Representação Regional do Ministério da Cultura no Nordeste, no Bairro do Recife, das 10h, às 18h. O presidente da instituição, Guti Fraga esteve presente à mesa de abertura, acompanhado pelas seguintes personalidades: o Diretor Executivo da Instituição, Reinaldo Veríssimo; o curador de artes visuais da Fundação Joaquim Nabuco (Ministério da Educação), Moacir dos Anjos; o diretor de gestão de políticas culturais da Secretaria de Estado de Cultura de Pernambuco, André Brasileiro; o diretor de gestão do Funcultura, Thiago Rocha; a Secretária Municipal de Cultura de Recife, Leda Alves; o chefe da Representação Regional do MinC/NE, José Gilson; e a artista, pedagoga e Mestre em Artes da Cena, Caroline Ladeira.