‘Quando o cinema se desfaz em fotograma’ estreia dia 22 no Rio

A Fundação Nacional de Artes e o Centro Cultural Banco do Nordeste inauguram, no dia 22 de dezembro, a exposição Quando o Cinema se Desfaz em Fotograma, do artista cearense Solon Ribeiro. A mostra, organizada pelo artista Yuri Firmeza, ocupará o Mezanino do Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, até 10 de fevereiro de 2010. A entrada é gratuita.

Solon Ribeiro, artista formado na Escola de Arte Decorativa de Paris, realiza trabalhos que colocam em foco a problemática da imagem fotográfica. Nos anos 1990, ele herdou de seu pai uma coleção de mais de trinta mil fotogramas de cinema. O material começou a ser reunido, ainda nos anos 1950, por seu avô, Ubaldo Uberaba Solon, dono de uma sala de exibição no interior do Ceará.

Quando o Cinema se Desfaz em Fotograma apresenta, justamente, uma pesquisa em torno dessa coleção. Na exposição, os fotogramas estão descontextualizados, deslocados de seu ambiente original. Com isso, o artista retira das imagens a simbologia da representação e permite que as informações ali contidas produzam novos impactos visuais.

Os fotogramas serão exibidos em diferentes suportes, como back-lights, totens e projeções de vídeo. “É a partir da razão de ser da fotografia e do cinema, com a construção de um corpo capaz de acolher o encontro da diversidade de linguagens, que procuro realizar um corte no tempo cinematográfico, deslocando os fotogramas de sua função habitual”, afirma o artista.

Sobre Solon Ribeiro
Artista visual, fotógrafo, professor e curador, Solon Ribeiro é formado em comunicação e arte pela L’école Supérieure des Arts Décoratifs, Paris-France. É também autor dos livros Lambe-lambe: Pequena História da Fotografia Popular e O Golpe do Corte.

Exposições que marcaram a carreira do artista: Fotografia em Perspectiva (Museu de Arte Moderna de São Paulo); Viva a Natureza-morta (Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza); Mitos Vadios, Anotações Fotográficas (Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza); O Golpe do Corte (Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza); e Entrefotos (Museu de Arte Contemporânea de João Pessoa).

Quando o cinema se desfaz em fotograma
Abertura: 22 de dezembro de 2009, terça-feira, às 18h
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h, até 10 de fevereiro de 2010
Local: Mezanino do Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16, Centro – Rio de Janeiro / RJ
Telefones: 21 2224 8319 / 2279 8089
Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *