De um lado, ‘receitas’ de performances para serem postas em prática. De outro, a lembrança de momentos performáticos concebidos e vividos por 18 artistas participantes. Assim é a exposição Preposformance, contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014, que se instala a partir desta quarta-feira, 29, na Galeria Flávio de Carvalho da Funarte SP.
Com organização e curadoria dos artistas e pesquisadores do grupo capixaba 3P – Práticas e Processos da Performance, Carlos Borges, Marcos Martins, Ricardo Mauricio e Yiftah Peled, a obra sonda o caráter evanescente da ação performática, que só existe “aqui e agora”, para logo se transformar em memórias, registros e relatos – nem sempre fiéis – daquilo que passou.
A exposição não terá apresentações ao vivo, mas narrativas de performances já realizadas e proposições de outras, que podem passar a existir. “Assim, o público tem a possibilidade de recriar aquilo que não viu, a partir de sua própria capacidade de imaginar, ou aceitar a sugestão e realizar a sua própria performance”, frisam os artistas.
Para tanto, o espaço expositivo foi dividido em duas salas, “que se comunicam e se contaminam mutuamente”: uma escura, outra iluminada. Na primeira, como num cinema, os artistas despertam a imaginação do visitante com relatos de obras suas, gravados em áudio. Já na outra sala, repleta de luz, a audição capta ‘receitas’ que permitem “a realização de performances pelos visitantes e sua exibição a outros visitantes presentes, gerando desta forma dinâmicas performáticas”.
“Em cada sala, ouvem-se convites para performances. Umas já aconteceram, outras ainda não”, sintetizam os idealizadores do projeto. As gravações são dos artistas Adriana Barreto, Aimberê César, Alex Hambúrguer, Daniela Mattos, Dudu Pererê, Edmilson Vasconcelos, Fernanda Magalhães, Gabriel Brito Nunes, Leonardo Monteiro, Marco Paulo Rolla, Marcos Martins, Marcelo Brantes, Paulo Veiga Jordão, Pedro Meyer, Ricardo Basbaum, Raquel Stolf, Sueli Fahri e Teresa Siewerdt.
Oficinas
Durante toda a temporada de Preposformance, haverá oficinas e roda de conversa com os curadores do projeto sobre a questão abordada pela exposição. As duas primeiras, Dinâmicas e Trocas entre Estados de Performance, com Yiftah Peled, e Performance e Paisagem Urbana, com Marcos Martins, já acontecem, respectivamente, nesta quinta-feira, 30, e no sábado, 2 de maio. Sempre em dois horários, de manhã e à tarde.
Sobre o Grupo 3P – Práticas e Processos da Performance– Composto pelos artistas e pesquisadores Carlos Borges, Marcos Martins, Ricardo Mauricio e Yiftah Peled, o grupo desenvolve um processo de experimentação das performances em plataformas participativas e colaborativas. Os artistas mantêm, na cidade de Vitória (ES), o espaço independente ContemporãoVix, focado na produção de arte contemporânea e aberto à residência artística.
Sobre Carlos Borges – Formado em pintura pela Escola de Belas Artes – UFRJ (1995) e mestre em História da Arte (Linguagens Visuais) UFRJ (1999). Professor Assistente DAV/UFES. Participou de projetos e mostras como: Independência Quem Troca? Prêmio Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais 10ª edição (2014); FILAAC – Feira Independente Latino Americana de Coletivos de Arte (2014); Artigo Rio (2014); Deslocamento Fricção Galpão/Capanema – Projéteis de Artes Visuais- Funarte (2012); Bienal do Recôncavo – São Felix – Bahia (2012/13), II Bienal de Arte em Vidro – Monterrey – México (2008) e Projeto Sidaids – Bienal de Havana (2003).
Sobre Marcos Martins – Artista visual e arquiteto-urbanista, mestre e doutorando em Poéticas Visuais na ECA/USP, professor de escultura no DAV/UFES; membro dos grupos de pesquisa: Diálogos entre Sociologia e Arte e Práticas e Processos da Performance. Aborda em suas práticas artísticas a reflexão sobre a inserção do corpo no espaço público através das transformações e tensões presentes nas paisagens construídas (ou desfeitas) nas grandes cidades, atuando nos processos dialógicos entre a espacialidade e o corpo, por meio das performances, intervenções urbanas, instalações e seus estreitamentos com a Arquitetura e o Design da cidade.
Sobre Ricardo Maurício– Artista plástico e performático e professor do Departamento de Artes Visuais e do Mestrado em Artes do PPGA/UFES. Doutor em Linguagens Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ (2005), desenvolve desde 2002 a série Read me, Ready me, que circula entre a presença em imobilidade do autor e suas duplicações em imagens técnicas – vídeo e fotográficas, visando fazer circular questões relativas à construção e percepção de realidades e alteridades singulares.
Sobre Yiftah Peled– Artista plástico e performático, possui bacharelado em Escultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) , mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é coordenador do Espaço Independente Contemporão VIX e da galeria de arte e pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (GAP). Professor auxiliar no curso de artes plásticas da UFES. Participa em grupos de pesquisa: Diálogos entre Sociologia e Arte e Praticas e Processos da Performance. Tem atuação em performance, participação, instalação, múltiplos e curadoria.
Exposição: Preposformance
Abertura: 29 de abril | Quarta, às 19h
Visitação: De 30 de abril a 12 de junho | De segundas a sextas, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 15h às 21hs
Entrada franca
Classificação etária: livre
Oficina: Dinâmicas e Trocas entre Estados de Performance
dia 30 de abril | Quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Com: Yiftah Peled
Entrada franca
Oficina: Performance e paisagem urbana
Dia 2 de maio | Sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Com: Marcos Martins
Entrada franca
Roda de Conversa
Dia 26 de maio | Terça, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Com: Carlos Borges
Entrada franca
Oficina: Telefone sem fio (se quem conta um conto, aumenta um ponto, quem conta uma performance, aumenta quanto?)
Dia 2 de junho | Terça, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Com: Ricardo Mauricio
Entrada franca
Agendamentos: marcosmartins.urbe@yahoo.com.br
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014
Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos.