Divulgado relatório estatístico da Bolsa Funarte de Criação Literária

No ano de 2007 a Funarte lançou a primeira edição da Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Literária, em paralelo à Bolsa Funarte de Estímulo à Dramaturgia. Seu objetivo era “fomentar a produção literária, de âmbito nacional, a partir da concessão de bolsas para o desenvolvimento de projetos de criação literária visando contemplar a produção inédita de escritores nas categorias correspondentes aos gêneros lírico e narrativo (poesia, romance, conto, crônica, novela)”.

Foram concedidas, ao todo, dez bolsas de estímulo à produção literária, duas para cada região do país. As propostas dos candidatos foram avaliadas por uma Comissão de Seleção de acordo com a relevância e o mérito de qualidade no que se referia aos seguintes quesitos:

a)      Exemplaridade

b)      Ineditismo

c)      Criatividade

d)      Resgate histórico

e)      Experimentalismo

f)       Pioneirismo

g)      Qualidade artística

h)      Domínio das técnicas artísticas

i)       Currículo do autor

No ano seguinte, a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Literária foi incorporada ao Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística. A Criação Literária tornou-se uma dentre sete categorias constituintes do Programa, sendo as outras seis artes visuais; dança (coreografia); dramaturgia; fotografia; música (composição erudita); música (composição popular). Como na primeira edição, foram concedidas duas bolsas para cada região do país. Desta vez, os projetos e os candidatos foram avaliados por Comissões de Seleção de acordo com os seguintes critérios, com total máximo de cem pontos:

a)      Currículo do candidato (0 a 20 pontos)

b)      Justificativa da necessidade da bolsa (0 a 20 pontos)

c)      Qualidade e originalidade do projeto (0 a 20 pontos)

d)      Contribuição do projeto para o desenvolvimento artístico e estético na respectiva categoria de inscrição (0 a 20 pontos)

e)      Consistência, coerência e metodologia no planejamento de execução do projeto (0 a 20 pontos)

No ano de 2009, a Bolsa Funarte de Criação Literária permaneceu sob a coordenação do Centro de Programas Integrados (CEPIN), não mais vinculado ao Programa, extinto.

Para o ano de 2010, a Funarte pretende aumentar o número de bolsas concedidas, atualmente em dez (duas para cada região do país).

Para acessar as estatísticas comparativas das três primeiras edições da Bolsa Funarte de Criação Literária, clique aqui.

Maiores informações: marcelogruman@funarte.gov.br, (21)2220-6191

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *