A Rede Nacional de Artes Visuais é um projeto desenvolvido pelo Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes que objetiva articular nacionalmente, através de oficinas, palestras, ações e desenvolvimento de produtos didáticos específicos, os diversos pólos presentes nas artes visuais contemporâneas e a multiplicidade de tendências e linguagens presentes em suas manifestações.
O programa acontece, na prática, através da formação de equipes que possuem em sua composição artes visuais, palestrantes (críticos de arte, professores, curadores e pesquisadores, dentre outros), fotógrafos/documentaristas e produtores, que circulam pelo país apresentando projetos, debatendo ideias, conceitos, ensinando técnicas artísticas e documentação em sistema digital as imagens produzidas e vivenciadas em seus percursos.
Em 2004, ano de sua implantação, a Rede Artes Visuais atuou nas 27 capitais brasileiras por meio de oficinas e palestras ministradas por 44 artistas visuais e 34 palestrantes, sendo todas as atividades registradas por 27 documentaristas. Entre os produtos complementares produzidos, podemos citar o CD-ROM Cronologia da Arte Brasileira – século XX, um catálogo e um site.
Em 2005, embora fiel à sua essência de difundir as artes visuais contemporâneas em todo o território nacional auxiliado por oficinas e palestras, a Rede ampliou suas atividades, valorizando também trabalhos autorais, através da Rede Nacional de Artes Visuais – Conexão Contemporânea e a Conexão – Rio. Para que as ações ocorressem em sintonia com o planejamento elaborado pela direção /coordenação, intensificou-se o relacionamento com as parcerias locais, fundamentais em suas contrapartidas infraestruturais como hospedagem, transporte, local para realização das oficinas e palestras, materiais e equipamentos. Estas parcerias se deram com secretarias de cultura estaduais e municipais, museus, universidades e fundações culturais.
A Rede oficinas/palestras aconteceu em 14 locais espalhados pelo Brasil. Estiveram envolvidos nas ações 13 artistas visitantes (aqueles que viajam para outros estados), nove artistas locais e dez palestrantes.
No ano de 2006, a Rede Nacional de Artes Visuais atuou em 24 cidades, realizando 39 ações com a participação de 66 artistas (locais e visitantes), 35 palestrantes (locais e visitantes) e 12 produtores.
Desde a primeira edição, a Rede, cujo objetivo é a difusão e o fomento das artes visuais brasileiras, o mapeamento das infraestruturas, suportes e linguagens, dentre outras questões, vem criando pólos irradiadores capazes de produzir programas e projetos próprios. No ano de 2007, tendo atuado em 60 municípios com projetos desenvolvidos por 62 colaboradores, a Rede realizou 62 atividades, dentre oficinas, palestras e seminários.
Em resumo, o programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais é um dos principais instrumentos de implementação das políticas públicas de cultura para as artes visuais. Desenvolvido desde 2004, visa, sobretudo, a promoção do intercâmbio entre artistas e profissionais ligados às artes visuais em todo o território nacional. Entre 2004 e 2007 foram fomentadas diversas oficinas, seminários e intervenções, cuja principal característica foi a promoção da diversidade artística, das linguagens e do pensamento crítico.
Em 2008, o programa foi reestruturado, com a adoção do modelo de edital público para a seleção e a aprovação de projetos submetidos a uma comissão convocada especificamente para esse fim.
Acesse o relatório estatístico da Rede Nacional de Artes Visuais clicando aqui.
Para maiores informações, entre em contato: marcelogruman@funarte.gov.br e andrebezerra@funarte.gov.br