Divulgado relatório estatístico do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo

A Funarte tem, como uma de suas diretrizes institucionais, o estímulo e valorização dos repertórios tradicionais e das novas modalidades circenses.

A diversidade das práticas circenses coloca desafios específicos para a elaboração de uma política para o setor. Cabe ao poder público e em especial à Funarte criar condições para que o circo brasileiro possa ver suas demandas e precariedades resolvidas com apoio, capacitação e acesso a espaços dotados de condições satisfatórias de infra-estrutura e localização para suas apresentações. O Estado deve, ainda, promover a pesquisa e a preservação da memória das atividades circenses, visando o reconhecimento dessa tradição e a criação de programas de circulação de espetáculos, principalmente em regiões de maior isolamento geográfico. (RELATÓRIO DE ATIVIDADES, 2007)

A diretriz descrita acima foi posta em prática em 2003, quando da criação o Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo, batizado de Carequinha.em 2006. O objetivo do Prêmio é claro: apoiar circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio da destinação de recursos que viabilizem projetos de artes circenses nas diversas regiões do país.

Para acessar o relatório estatístico do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, clique aqui.

Maiores informações: marcelogruman@funarte.gov.br e andrebezerra@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *