Cia Os Buriti comemora 20 anos no Teatro Plínio Marcos, na Funarte Brasília

De 30 de abril a 8 de maio, a Cia Os Buriti comemora seus 20 anos com temporada no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte Brasília. Na programação estão dois espetáculos infantis, um solo de dança adulto – O Marajá Sonhador e Outras Histórias (2004), Cordas e Contos (2007) e Blima – Imagens do Sagrado (2012) e  lançamento do CD Cantos de Encontro, além da Oficina de Dança Teatro com Eliana Carneiro.

A temporada visa oferecer ao público uma síntese do trabalho desenvolvido pelo grupo brasiliense. Naira Carneiro, atriz e integrante d´Os Buriti, destaca que para esta temporada foram selecionados os espetáculos mais representativos da trajetória do grupo. “Trazem a essência do que criamos e apresentamos ao longo desses vinte anos”, comenta. Já a oficina resgata a linguagem da primeira fundadora da companhia, Eliana Carneiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo email osburiti20anos@gmail.com. Para participar, basta ser maior de 12 anos e ter interesse pela dança.

No solo Blima – Imagens do Sagrado, contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, Eliana Carneiro se inspirou em textos do Livro da Criação que fundamentam a Kabala. A dança se torna um ritual de conexões com as fontes de energia mencionadas nas tradições kabalísticas, nas pinturas sacras da renascença cristã, na relação com as seis direções do mundo e com os elementos da natureza. O espetáculo evoca também imagens bíblicas cristãs numa fusão arquetípica da eterna busca do sagrado através dos tempos e de culturas distintas. O sofrimento, o desespero, a entrega, a renúncia e o êxtase místico no encontro com o divino. Blima já circulou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Brasília.

O CD Cantos de Encontro, nascido do espetáculo homônimo e composto por canções autorais para crianças de todas as idades, conta com novos arranjos das composições, além de participações especiais de diversos músicos da capital brasileira. “O desafio deste registro era apresentar as composições mantendo a essência de seu habitat natural, quer dizer, aquilo que é agregado à obra musical quando apresentada ao vivo, com todo o cenário, bonecos e as interpretações das músicas e histórias”, conta Daniel Pitanga, diretor musical e arranjador do CD e integrante da companhia.

Além das dez composições que fazem parte do espetáculo, foram gravadas três novas músicas, que são complementares à obra original e partem da mesma motivação da criação do espetáculo: expressar a admiração pela música, falar sobre os instrumentos tocados em cena, abordar sonhos e medos.

Sobre Os Buriti – A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli.  A Cia Os Buriti já montou dez espetáculos autorais e também realiza o projeto de arte-educação Caravana Buriti. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha e Índia), participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. O intuito é despertar a imaginação de crianças e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas. Outra característica do grupo é a pesquisa e a criação de trilhas sonoras originais executadas ao vivo.

Serviço

Os Buriti 20 anos – temporada e lançamento do CD Cantos de Encontro

Local: Teatro Plínio Marcos – Complexo Cultural Funarte
Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília, DF, 70070-350
Ingressos:
R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Horários e espetáculos:
veja programação abaixo
Classificação:
todos os espetáculos têm classificação livre, com exceção do espetáculo Blima – Imagens do Sagrado, cuja classificação é 12 anos
Mais informações: Funarte Brasília (61) 3322-2076

Programação

Dia 30 de abril, às 16h30 – O Marajá Sonhador e Outras Histórias

Dia 1° de maio, às 16h30 – Cordas e Contos

Dia 5 de maio, às 19h – Oficina gratuita Dança Teatro com Eliana Carneiro

Dia 6 de maio, às 20h – Blima – Imagens do Sagrado

Dia 7 e 8 de maio

Às 16h30 – Lançamento do CD Cantos de Encontro

Às 20h – Blima – Imagens do Sagrado

CD Cantos de Encontro – Músicas

1.       Chegança (Naira Carneiro)

2.       Cantos de Encontro (Naira Carneiro)

3.       Balanço do Pandeiro (Andressa Ferreira)

4.       Meninice (Marília Carvalho)

5.       O Jardim Mágico (Naira Carneiro/Marília Carvalho/Daniel Pitanga)

6.       Curió Curi (Daniel Pitanga)

7.       A Viola e a Estrela (Naira Carneiroe Daniel Pitanga)

8.       Medonho (Marília Carvalho)

9.       A Menina e o Djembê (Daniel Pitanga)

10.   Embolada da flauta (Marília Carvalho)

11.   A peleja do Violão com a Sanfona (Naira Carneiro e Daniel Pitanga)

12.   Voar (Naira Carneiro)

13.   Lá de onde eu vim (Naira Carneiro)

Ficha técnica

Produção, direção musical e arranjos: Daniel Pitanga
Preparação vocal: Marcelo Rodolfo
Produção executiva: Naira Carneiro
Projeto gráfico: BoiBumbá Design
Ilustrações: Eliana Carneiro e Naira Carneiro
Realização: Os Buriti

Mais informações: www.osburiti.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *