‘Epidemia’ estreia no Teatro de Arena, em São Paulo

Espetáculo 'Epidemia'. Foto: Danilo Dantas.

Entre os dias 21 de outubro e 12 de novembro, a Rubra Cia. – contemplada no programa Cena Aberta Funarte 2016 – ocupa o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, espaço da instituição em São Paulo (SP), com o espetáculo Epidemia, acompanhado do ciclo Cinema e Trabalho e da oficina Dramaturgia: sobre a criação de um teatro político. Também serão realizadas conversas com o público. O espetáculo é apresentado às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h. Os ingressos do espetáculo têm preços populares. As demais atividades são gratuitas.

Epidemia é uma tragicomédia absurda que retrata o cotidiano dos trabalhadores das grandes cidades e levanta a seguinte questão: por que perder a vida ao tentar ganhá-la? No enredo, um jovem funcionário de uma empresa de recursos humanos morre de forma súbita e inexplicável. Além disso, há rumores de que a firma será comprada por uma organização húngara. Esses fatos provocam tensão entre os colegas de trabalho e expõem a fragilidade e o abismo psicológico em que eles vivem. A rotina torna-se impraticável e o ambiente de trabalho passa a ser um espaço de crise, em que se manifestam as doenças típicas do nosso tempo.

O espetáculo foi concebido de forma colaborativa em 2014. No ano seguinte, o grupo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – PROAC – para produção de obra inédita. A peça foi, então, reestruturada e apresentada em 2016, em cidades do Grande ABC Paulista. O ponto de partida para a dramaturgia foi O Mito de Sísifo, ensaio de Albert Camus (1913-1960), escritor argelino radicado na França. No texto, o autor investiga o destino trágico de Sísifo, personagem da mitologia grega condenado pelos deuses a realizar um trabalho inútil e dispendioso. Ele precisava empurrar uma enorme pedra até o cume de uma montanha íngreme. Mas, prestes a alcançar o topo, a pedra rolava montanha abaixo e Sísifo tinha que levá-la para cima outra vez. O episódio se repetiria eternamente. Segundo Camus, esse mito simboliza a condição absurda do homem moderno, o esvaziamento das funções cotidianas e a falta de sentido da vida. O autor pergunta o que se deve fazer, então: desistir ou seguir adiante, com consciência?

Bate-papo com a Rubra Cia. de Teatro

Aos sábados, após as apresentações de Epidemia, o público é convidado para um bate-papo com os artistas-criadores. O objetivo é trocar impressões sobre o espetáculo e compartilhar um pouco do processo de criação.

Oficina Dramaturgia: sobre a criação de um teatro político

Serão cinco encontros, que acontecerão às quartas e quintas-feiras, de 26 de outubro a 10 de novembro, das 19h às 22h. A oficina será ministrada pelos atores-criadores da Rubra Cia. de Teatro. A partir da leitura de obras de dramaturgos clássicos e contemporâneos, os participantes serão convidados a produzir seus próprios textos. Serão realizados exercícios de escrita criativa e oferecidas proposições poéticas. Também será apresentado o processo de criação de Epidemia. A atividade é gratuita e aberta a todos. A inscrição pode ser feita pelo e-mail rubra.cia@gmail.com. O interessado deve enviar nome, número de documento de identidade e telefone para contato. Após a inscrição, os participantes receberão os textos de referência a ser lidos previamente.

Cinema e trabalho

Nos dias 22 e 29 de outubro, às 17h, serão exibidos filmes que compõem a temática da peça Epidemia. No primeiro encontro, o público poderá ver cinco curtas-metragens produzidos pela Rubra Cia. de Teatro, que discutem o trabalho na sociedade contemporânea. Após a exibição, haverá uma conversa com o cineasta André Okuma sobre a produção de vídeos em suporte digital. No segundo dia, será exibido o filme Pão e rosas, de Ken Loach. Também haverá bate-papo após a atividade.

Programa Cena Aberta Funarte 2016 – SP

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

(Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque)

Espetáculo Epidemia

De 21 de outubro a 12 de novembro. Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.

Duração: 90min
Classificação etária: 12 anos

Ingressos: R$20 (meia-entrada: R$10)
Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Será fornecido um ingresso por pessoa

Bate-papo com a Rubra Cia. de Teatro

De 22 de outubro a 12 de novembro. Sábados, após o espetáculo Epidemia.

Entrada franca

Ficha técnica/artística

Atores-criadores: Carina Murias, Carlos Gontijo, Marília Scofield, Milton Filho, Nadia Berriel | Dramaturgia: Rubra Cia. de Teatro | Iluminação: Bruno Garcia | Sonoplastia: Vitor Djun | Orientação sonora: Dani Sou | Vídeos: André Okuma e Reiko Otake | Participação (em vídeo): Adriana Mendonça e Rogério Bandeira | Cenário e figurinos: Rubra Cia. de Teatro | Arte gráfica: Arthur Amaral | Fotografia: Danilo Dantas | Produção: Carina Murias

Oficina Dramaturgia: sobre a criação de um teatro político

De 26 de outubro a 10 de novembro. Quartas e quintas, das 19h às 22h.

(No dia 2 de novembro não haverá aula)

Gratuita.

Inscrições pelo e-mail rubra.cia@gmail.com. O interessado deve enviar nome, número de documento de identidade e telefone para contato.

Cinema e trabalho

Dias 22 e 29 de outubro. Sábados, às 17h.

Entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *