Funarte parabeniza a comunidade musical pelo dia da MPB

Através do seu Centro da Música,A Fundação Nacional de Artes – Funarte, parabeniza pelo Dia Nacional da Música Popular Brasileira, 17 de outubro, a toda a comunidade da música popular brasileira: compositores(as), professores(as), intérpretes, técnicos(as), engenheiros(as) de som, sonoplastas, pesquisadores(as), estudantes e todos os demais profissionais e amadores que atuam na música popular brasileira.

Desde 2012, a data foi fixada no calendário, escolhida por ser o aniversário de nascimento da primeira mulher da composição popular brasileira: Chiquinha Gonzaga. Ela Ernesto Nazareth são considerados os primeiros compositores populares brasileiros.

A MPB na gênese dos “mitos de origem” do Brasil

“MPB é tudo. A musica popular feita no Brasil é uma das nossas maiores invenções culturais e estéticas. Todas as classes sociais fazem experimentações cultas, entre palavras e sons, e entre sons”, destaca Marcos Lacerda, diretor do Cemus – Funarte. O pesquisador lembra que há, em nosso país, “uma constelação de grandes criadores”, que vão “da invenção de gêneros à sua consolidação”. Lacerda considera que a música popular brasileira sempre se renova, mas tem a sua “tradição de excelência”, a sua gênese e seus “mitos de origem” sedimentados.

“Nessa gênese está a obra de Chiquinha Gonzaga. Ela, ao lado de Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu, criou a forma do que consideramos como a nossa música popular, a música popular brasileira em sua singularidade; e também em seu ímpeto cosmopolita de universalidade”, comenta o diretor do Cemus – Funarte.

Sobre Chiquinha Gonzaga

Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, a compositora, maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é “considerada por muitos críticos como uma das fundadoras da música popular brasileira” e “por todos os historiadores como o maior nome feminino” desse grupo de estilos musicais. Sua obra tem mais de 250 títulos, “reunindo composições das mais variadas modalidades”.

Leia mais aqui sobre a artista

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música e Coordenação de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *