ENC realiza “II Seminário Perspectivas para a Formação nas Artes do Circo”, nesta segunda-feira, dia 28

Nesta segunda-feira 28 de novembro, a Escola Nacional de Circo da Funarte promove a segunda edição do Seminário Perspectivas para a Formação nas Artes do Circo. O objetivo é promover o debate sobre as perspectivas para formação em artes do circo, apontando as peculiaridades desta linguagem artística bem como os desafios a serem enfrentados pelos profissionais da área. Participam da abertura o diretor executivo da Funarte, Reinaldo Veríssimo; o diretor do Centro de Artes Cênicas, Marcos Teixeira; o coordenador da ENC, Carlos Vianna; e a coordenadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), professora Suéle Maria de Lima. O evento será realizado na sede da Escola, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, das 9h às 18h.

Da primeira mesa “Circo e Memória” participa a escritora, pesquisadora e editora de arte e cultura, Cristina Band, aluna da primeira turma do Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, com o tema “Dicionário do Circo Brasileiro – biografias de artistas tradicionais e do circo contemporâneo”. O dicionário é um desdobramento de duas pesquisas contempladas com o Prêmio Funarte Carequinha em 2012/2013 e pelo edital Rumos, do Itaú Cultural, em 2016. Em formato digital – site em inglês e português –, com 1500 verbetes, árvores genealógicas de famílias de circo que estão na quarta geração, fotografias e glossário, o projeto será lançado em 2017. Estarão nesta mesma mesa os professores da ENC Latur Azevedo, Pirajá Bastos, Walter Carlo, Angela Cericola, Delisier Rethy e Jamelão.

Outro destaque é a mesa específica para discutir os desafios e particularidades da pesquisa nas artes do circo, que terá a participação do professor doutor Marco Antonio Bortoleto, da Unicamp; Patrice Aubertin, diretor de Pesquisa e do Programa de Treinamento de Professores da Escola de Circo de Montreal (Canadá); e Gustavo Alejandro Silva, professor da Unsam (Argentina).

Diferentes perspectivas de projetos serão apresentadas na mesa “Experiências internacionais”, com Rachel Rache de Andrade, diretora do Pólo de Circo de Marseille e da Bienal de Circo de Marseille;  Malin Borg,  diretora Adjunta e Relações Acadêmicas da Swissnex Brazil; Zezo Oliveira, da Secretaria de Cultura de  Recife/PE; e Catherine Faudry, encarregada de ações de circo, dança e teatro, espetáculos de rua e marionetes do Departamento de Intercâmbio e Cooperações Artísticas do Institut Français (Paris). Ao final, haverá apresentação artística dos alunos da Escola Nacional de Circo.

Realizado pela primeira vez em novembro de 2015, o Seminário Desafios e Perspectivas para Formação em Artes do Circo tinha como foco marcar o início do Curso Técnico em Arte Circense, apresentando as possibilidades e caminhos do novo curso, realizado em parceria com o IFRJ. Nesta nova edição, o evento visa debater as ações e estratégias até então desenvolvidas, mas sobretudo apontar para a nova etapa do curso que se iniciará, ou seja, momento em que os alunos se preparam para a construção/apresentação de suas pesquisas individuais e trabalho coletivo.

O público prioritário deste seminário são os alunos e professores da Escola Nacional de Circo, bem como os artistas residentes que hoje desenvolvem suas pesquisas na ENC. O seminário é aberto a comunidade externa: produtores, artistas, pesquisadores e gestores.

Programação:

Abertura – 9h
Diretor Executivo da Funarte, Reinaldo Veríssimo
Diretor do Centro de Artes Cênicas, Marcos Teixeira
Coordenador da Escola Nacional de Circo, Carlos Vianna
Coordenadora do IFRJ, professora Suéle Maria de Lima

Mesa 1 – Circo e Memória 9h30 às 10h30

Cristina Band
Latur Azevedo
Pirajá Bastos
Walter Carlo
Angela Cericola
Delisier Rethy
Jamelão

Mediadora: Ana Vasconcelos

Mesa 2 – Produção Artística e Segurança – 10h30 às 12h

Paulo Henrique Pereira
Pedro Paulo Arruda
Dalessandro Mangueira
Mediadora: Suéle Maria de Lima

Almoço 12- 13h30

Mesa 3 – Pesquisa em Artes do Circo – 13h30 às 15h30
Marco Bortoleto, Unicamp
Patrice Aubertin, Escola de Montreal (Canadá)
Gustavo Alejandro Silva, Unsam (Argentina)
Mediador: Carlos Vianna

Mesa 3 – Experiências internacionais – 15h30 às 17h30
Rachel Rache, Bienal de Circo de Marseille
Catherine Faudry, Instituto Francês
Malin Borg, Swissnex Brazil
Zezo Oliveira, Secult Recife
Mediador: Carlos Vianna

Encerramento:
Humberto Braga, Presidente da Funarte
Carlos Vianna, Coordenador da Escola Nacional de Circo

Intervalo

Apresentação artística dos Alunos da Escola Nacional de Circo – 18h às 19h

Serviço:

Data 28 de novembro de 2016
Horário: 9h às 18h
Gratuito

Local: Escola Nacional de Circo
Rua Elpídio Boamorte, s/n – Praça da Bandeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *