A exposição Malungo == Irmãos de Barco que reúne esculturas, objetos diversos, fotografias, vídeo e performance foi aberta no dia 15 com obras conhecidas e inéditas dos dois artistas – Mestre Orlando e Paulo Nazareth, e fica à disposição do público para visitação até 28 de abril, no Galpão 5, na Funarte MG, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O projeto Malungo == Irmãos de Barco, contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015, foi idealizado por Luciana de Oliveira e inspirado na relação de afeto e ensino-aprendizagem entre o mestre carranqueiro e seu discípulo andante. Hoje reconhecido internacionalmente, Paulo nunca se esqueceu do mestre, seu primeiro professor de arte popular (nos anos 1990), com quem aprendeu o entalhe em madeira.
Antes da abertura da exposição, Paulo Nazareth sai em caminhada da nascente à foz do rio São Francisco, lugar onde habitam as carrancas, para produzir materiais que vão chegar à galeria. Malungo conta também com um ateliê aberto de escultura, capitaneado pelo filho de Mestre Orlando, Allan dos Santos Ferreira. As atividades do ateliê se inspiram na trajetória do mestre, baiano radicado nas terras mineiras, que atendeu a crianças e jovens em projetos sociais e centros culturais distantes do centro da cidade, das instituições de arte, do mercado da cultura e do que seriam padrões estéticos canônicos. Mestre Orlando morreu em 2003, deixando um legado de ativismo político, artístico e cultural.
Malungo==Irmãos de Barco. Carrancas de Mestre Orlando e Paulo Nazareth
Curadoria: Luciana de Oliveira
Visitação: 15 de março a 28 de abril de 2017 – quarta a domingo, das 14h às 22h
Local: Galpão 5 – Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte (MG)